Apresentação

 tuxa

 

Em meados da década de 80, foi fundada a Administração Regional de Paulo Afonso-BA, com o objetivo de atender as comunidades indígenas: Pankararé, Pankarú, Kiriri, Kaimbé, Xucuru/kariri e Tuxá na Bahia, os Pankararu de Pernambuco e Geripancó de Alagoas. Com o passar dos anos a Funai começou a atender também os Kantaruré, Tumbalalá, ambos do estado da Bahia.

 

Na década de 90, ocorreram algumas mudanças na estrutura da FUNAI e a comunidade Pankararú passou a ser atendida pela Administração do Recife e a comunidade Geripancó pela Administração de Maceió/AL.

 

Com a reestruturação da FUNAI, no ano de 2012, a Coordenação Regional de Paulo Afonso passou a ser chamada de Coordenação Baixo São Francisco, tendo sob sua jurisdição os índios do norte e oeste da Bahia e alguns povos de Pernambuco.

 

Atualmente, várias outras aldeias estão sendo criadas, formadas por grupos que vivem fora de suas aldeias de origem, o que vem aumentando bastante a população atendida pela CR, que gira em torno de 44.369 mil índios, distribuídos em 44 terras indígenas e com 17 etnias distintas, sendo: Tuxá, Kiriri, Kaimbé, Pankaru, Atikun, Fulni-ô, Payayá, Pataxó, Xacriabá, Pankararu, Pankaiwká, Truká, Tumbalalá, Xucuru-Kariri, Pankararé, Kantaruré e Kambiwá.

 

A questão fundiária está presente em quase todas as comunidades indígenas, principalmente nas recém-criadas, devido não possuírem terras para instalação da aldeia e para o plantio.

 

A CR de Paulo Afonso conta com um quadro de 89 servidores do quadro da FUNAI, sendo 21 na sede e 68 nas Ctl's. Contamos também com 13 servidores terceirizados, sendo 4 recepcionistas, 3 motoristas, 2 agentes de limpeza e 4 vigilantes, além de 3 estagiários de nível médio.

 

Últimas postagens

Onde estamos

Coordenador Regional - Substituto: Edson Oliveira Maciel
Rua Floriano Peixoto, n.855, Centro. CEP: 48.601-210. Paulo Afonso/BA
(75) 3281.3782/1961/1292/3782
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

kiriri8

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05