Apresentação

DSC00492

 

 

 A Coordenação Regional do Baixo Tocantins, com sede em Marabá, Sudeste do Pará, atende a mais de 6.000 indígenas pertencentes a 13 diferentes povos, que vivem em 18 Terras Indígenas (04 em estudo, 01 delimitada, 13 regularizadas e 01 área dominial) e em 03 áreas localizadas em Projetos de Assentamento, que, juntas, correspondem a uma superfície de mais de 1,2 milhões de hectares.

 

A esta unidade se vinculam 08 Coordenações Técnicas Locais (Água Azul do Norte, Belém, Capitão-Poço, Marabá, Novo Repartimento, Paragominas, Tomé-Açu e Tucuruí), responsáveis pelo atendimento direto às comunidades indígenas.

 

As Terras Indígenas jurisdicionadas à Coordenação Regional do Baixo Tocantins estão situadas em uma região de fronteira econômica, conhecida como "Arco do Desmatamento", registrando os maiores índices de desflorestamento da Amazônia. O avanço de atividades agropecuárias, a abertura de rodovias e a instalação de grandes projetos, como mineradoras e hidrelétricas, alterou radicalmente a configuração socioambiental preexistente, impactando drasticamente sobre os territórios e os modos de vida indígenas. Durante essas últimas décadas, as florestas que compunham a paisagem dessa parte da Amazônia praticamente desapareceram.

 

Os remanescentes florestais se concentram nas Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação federais existentes. Nesse quadro, as TIs se configuram enquanto verdadeiras ilhas de biodiversidade em meio a um cenário dominado por pastagens e paisagens degradadas, sendo objeto de intensa pressão antrópica.

 

 

Últimas postagens

Onde estamos

Coordenador Regional: José Ricardo Totoré
Folha 31, Quadra 01, Lote 01 e 02, Nova Marabá. Cep: 68.507-530. Marabá/PA 
94 -3322.2628/1799 / Fax: 94 - 3322.3183
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

00032

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05