Apresentação

IMG 20130516 092226

 

A história da FUNAI em Tucumã começa com a existência de um Posto Indígena, subordinado a então Administração Executiva Regional de Marabá – PA. Entretanto, em função das limitações administrativas do Posto e, aliado às constantes solicitações indígenas por um atendimento mais presente e próximo, tendo em vista a grande distância entre Marabá e as aldeias da T.I. Kayapó, o então administrador regional Eimar Araújo, solicitou à Presidência desta Fundação, em meados de 2005, a criação do Núcleo de Apoio Operacional Local de Tucumã.


A solicitação foi atendida oficialmente em 15 de fevereiro de 2006, com a Portaria nº 166/Presidência, que criou o referido Núcleo. Antes, porém, em 20 de dezembro de 2005, a Portaria nº 1484/Presidência, já designava o servidor Odenildo Coelho da Silva, até então chefe do Posto Indígena Djudjeitykty, como responsável pelo futuro Núcleo. Assim, a FUNAI começava definitivamente a se estruturar em Tucumã.


Quanto à estrutura física, o Núcleo de Tucumã começou a funcionar em um quarto de hotel, com apenas um servidor atuando, o senhor Odenildo. O Núcleo, então, tinha poucas possibilidades de apoio às comunidades indígenas. No ano de 2005 foi adquirido o primeiro veículo através de doação da ONG Conservation International.


Um importante momento no contexto administrativo do então Núcleo de Apoio foi a criação de sua Unidade Gestora, o que possibilitou autonomia financeira e maior agilidade e eficiência na prestação de assistência às comunidades indígenas, visto que o quadro de funcionários foi ampliado e as atividades puderam ser efetivadas com mais qualidade.


Inicialmente o Núcleo de Tucumã atendia apenas as aldeias Aukre, Kendjam, Kikretum e Pykararankre, realizando atendimento básico de encaminhamento de demandas e entrada em processo de auxílio maternidade, aposentadoria e outros benefícios sociais.


Em 2006, o Núcleo garantiu seu primeiro espaço físico próprio, a partir da doação de um antigo prédio do INCRA, que foi reformado e se tornou a sede do órgão por cinco anos, de 2006 a 2011.

 

Últimas postagens

Onde estamos

Coodenador Regional: Odenildo Coelho da Silva
Rodovia PA 279 S/N Km 160 - Setor Industrial - Cep. 68.385-000- Tucumã/PA
(94) 3433.1005/3295/3219
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05