Apresentação

SAM 0228

 

 

Inicialmente, no Maranhão existia a Sexta Delegacia Regional da FUNAI (6ª DR), com sede em São Luís e a "Ajudância" em Barra do Corda, subordinadas a quarta superintendência executiva Regional, em Belém - PA (4ª SUER). Barra do Corda, no entanto, foi transformada em Administração Regional (AR) e também criada a Administração Regional de Imperatriz. A AR de Barra do Corda, anos depois, fora transformada em três Núcleos de Apoio Local (NAL): Kanela vinculada a Administração Regional de Imperatriz, Mardônio e Barra do Corda ligada a Administração Executiva Regional de São Luis. Anos depois houve a extinção dos Núcleos Locais.

 

Com o Decreto Presidencial 7.056 de 28 de dezembro de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reestruturou a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), adequando a atual estrutura da instituição à realidade da questão indígena brasileira, criando assim a Coordenação Regional do Maranhão com sede na cidade de Imperatriz, transformando a Administração Executiva Regional (AER) de São Luís em Coordenação Técnica Local (CTL) e criando mais 09 CTL's (São Luis, Santa Inês, Zé Doca, Amarante Gavião e Amarante Guajajara, Montes Altos, Arame, Grajaú, Barra do Corda e Jenipapo dos Vieras).

 

Hoje, no Estado do Maranhão, habitam aproximadamente 35 mil indígenas (Censo 2010, IBGE) pertencentes a sete grupos étnicos diferentes. Classificam-se em dois troncos linguísticos: Tupi-Guarani e Macrojê.

 

Os Guajajara, Awá-guajá, Urubu-Kaapor são povos de língua Tupi, Pukobyê (Gavião), Krikati e Timbira Krepu'Kateyé, (Kanela Apaniekrá e Ramkokamekrá, são do Maranhão mas atualmente são atendidos pela Coordenação Regional de Palmas) são falantes da língua Jê.

 

Últimas postagens

Onde estamos

Coordenador Regional: Daniel Cunha de Carvalho
Rua Simplício Moreira, n. 1115, Centro. Cep: 65907-190. Imperatriz/MA
(99) 3525.1762/ 1807- Fax: (99) 3525.2809
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05