Apresentação

 

Raposa-Serra-do-Sol-MarioVilela (1)

 

 

A Coordenação Regional da Funai em Roraima é composta pela sede regional, uma Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye´kuana, e 15 CTLs, com um quadro de 101 servidores no total (efetivos e comissionados).

 

Trabalhamos para promoção da autonomia produtiva das Comunidades Indígenas, orientados pela noção de Etno-desenvolvimento e fundamentando-se em consultas às Comunidades, por meio de planejamento participativo e da execução de atividades sustentáveis.

 

Todos os anos, recebemos, por parte das organizações e comunidades indígenas de todas as etnias de Roraima, demandas para apoiar projetos ligados à produção de alimentos por meio da agricultura, pecuária, ovinocultura, piscicultura e outros.

 

O objetivo central é a autossustentação de base familiar, bem como a geração de renda com base em práticas produtivas que associem técnicas tradicionais de cultivo com novas tecnologias. Pretendendo-se assim articular e fortalecer parcerias com instituições federais, estaduais e municipais destinados a viabilizar esta autossustentação, conforme demanda e anuência dos indígenas.

 

Apoiamos a estruturação de Cadeias Produtivas do extrativismo da Castanha do Brasil, visando melhorias na qualidade do produto, estabelecimento de marca, certificação de produto indígena, acesso aos mercados e geração de renda, isto em parceria com SEBRAE, EMBRAPA, CONAB, SEAPA/DATER e UERR Viabilizamos trabalhos de proteção, fiscalização e monitoramento, em parceria com Polícia Federal, Ibama, ICMbio, Força Nacional, Policia Florestal, dentre outros. 

 

As principais atividades realizadas são incursões em áreas de ilícitos ambientais; garimpos, desmatamento, invasão por não indígenas, tráfico de drogas, descaminho (principalmente combustível), com intuito de cessar totalmente estas atividades ilícitas.

 

Viabilizar o acesso das populações indígenas à documentação básica, a serviços de natureza jurídica e a benefícios sociais e previdenciários. A CR tem atuado em conjunto com a Vara da Justiça Itinerante, Cartório, INSS, MDA e Instituto de Identificação com o objetivo de atender as demandas indígenas pela documentação civil nas próprias comunidades.

 

São ações como estas que permitem que as comunidades/aldeias com maiores dificuldades de acesso à cidade possam ter seus diretos à cidadania garantidos.

 

Promover o direito dos povos indígenas a uma educação diferenciada em todos os níveis e a articulação e o acompanhamento das políticas públicas de educação, com vistas à autonomia e sustentabilidade desses povos por meio da valorização da cultura e das suas formas de organização social, apoiando tecnicamente à UFRR na manutenção do Curso de Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial Indígena, Ensino Fundamental e Médio, e Médio-Técnico, com créditos para mobilidade urbana, vestuário escolar, material didático e gêneros de alimentação.

 

Estas são alguma das atividades desenvolvidas pela Coordenação Regional Roraima.

 

Últimas postagens

Onde estamos

Coordenador Regional: 
Riley Barbosa Mendes
Rua Bento Brasil, 356-E, Centro – Boa Vista/RR CEP: 69301-050
(95) 3623-9485 / 9486 / 9057 / 0773 /
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assembleia do Povo Yanomami Mario Vilela (1)

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05