Apresentação

Aldeia-Mapuera

Centro Leste do Pará.

 

A Coordenação Regional Centro-Leste do Pará e suas Coordenações Técnicas Locais, localizadas em Altamira/PA, atuam junto aos povos indígenas Arara, Juruna, Assurini, Araweté, Parakanã, Xikrin, Kayapó, Xipaya e Kuruaya, todas na região do Médio Xingu, abrangendo os municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Anapu, São Félix do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Placas e Uruará, todos no Estado do Pará.

 

Alguns destes povos mantêm relações com a sociedade nacional que, independentemente do tempo de contato, apresentam singularidades nessa relação e seletividade (autonomia) na incorporação de bens e serviços, sendo considerados povos recém contatados (Parakanã, Araweté e Arara da Cachoeira Seca). Esses povos contam também com o apoio da Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu, para a implementação de iniciativas específicas que considerem sua situação específica de vulnerabilidade física e cultural.

 

A CR também atua junto ao povo indígena Zo'é, também considerado recém contatado, acompanhado pela Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, com sede em Santarém/PA, onde há também uma CTL. A Coordenação Regional atua, ainda, com indígenas residentes em áreas urbanas e rurais da região, possuindo uma CTL própria para a articulação e implementação de políticas públicas voltadas a esta população.

Onde estamos

Coordenador Regional: Gilson Lopes de Oliveira
Rua Cel. José Porfírio, nº 2.533, São Sebastião - Altamira/PA - anexo ao Campus Universitário Federal- Cep: 68.372-040
(93) 3515-4026/2361/2956
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CIMG1591

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05