Nota de pesar

A Fundação Nacional do Índio lamenta e se solidariza com amigos e familiares da ambientalista Juliana Santilli parceira da luta dos povos indígenas.

Com formação em direito, Juliana dedicou sua vida profissional à defesa dos povos e comunidades tradicionais e deixa um vazio em todos aqueles que a conheceram e tiveram a oportunidade de compartilhar do seu pensamento, sua dedicação e seu olhar cuidadoso. A Funai abraça aos que sentem e sofrem com a sua partida.

Leia mais...

Nota da Funai sobre CPI

A Fundação Nacional do Índio - Funai reafirma a confiança no trabalho realizado por esta instituição, ao longo de seus quase 48 anos de existência, em prol dos povos indígenas do Brasil.

Leia mais...

Nota Pública da Comissão Nacional de Política Indigenista-CNPI

A Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) manifesta oposição à PEC 215/2000 que está tramitando na Câmara dos Deputados. Essa proposta representa grave ameaça à estabilidade institucional da sociedade brasileira e aos direitos indígenas. A PEC 215 é reconhecidamente inconstitucional e, se aprovada, levará a uma situação de instabilidade social.

Leia mais...

Nota da Funai sobre a PEC 215/00

A Fundação Nacional do Índio - Funai vem a público manifestar sua irrestrita oposição à PEC 215/00, que tramita no Congresso Nacional. Tal proposta representa uma grave ameaça não apenas aos diretos indígenas, mas a toda sociedade, uma vez que é inconstitucional por vários aspectos.

Leia mais...

Nota da Funai sobre a situação dos povos Guarani no Cone Sul do MS

A Fundação Nacional do Índio (Funai) reconhece a legitimidade da luta dos povos Guarani Nhandeva e Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, por suas terras tradicionais. Esta Fundação repudia qualquer ação embasada em atos de força e violência, assim como tentativas de criminalização de lideranças e da população indígena de forma geral.

Como órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, a Funai acredita no diálogo, no respeito mútuo e na construção de um pacto governamental e social amplo para solucionar os problemas enfrentados por povos indígenas e produtores rurais no Cone Sul do estado.

Leia mais...


Destaques

class=A Fundação Nacional do Índio informa a decisão do Governo Federal, através do Decreto 9.010, publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 24 de março, que prevê a extinção de 87 cargos comissionados do Poder...

class=O presidente da Funai, Antônio Costa, recebeu nesta quinta-feira (23) o Secretário de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, Adelmo de Andrade Soares, para celebrar um acordo de cooperação técnica com o governo do...

class=O presidente da FUNAI, Antônio Costa, visitou esta semana as coordenações regionais de Rondônia em Ji Paraná, Cacoal e Guajará Mirim para acompanhar a gestão, estrutura e trabalho desenvolvidos. Costa foi recebido por...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05