Nota de pesar pelo falecimento do professor Aryon Dall'Igna Rodrigues

A Funai lamenta o falecimento do Professor Aryon Dall'Igna Rodrigues no tarde de ontem, dia 24 de abril de 2014.

 

Nascido em 1925, o Professor Aryon contribuiu notavelmente para a valorização das línguas indígenas. Foi fundador do Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde continuou trabalhando voluntariamente na formação de novos pesquisadores, mesmo após a aposentadoria.

 

Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná (1950) e doutor em Linguística pela Universitat Hamburg (1959), Aryon foi professor emérito e dr. honoris causa da UnB e da Universidade Federal do Paraná, além de ser membro honorário da Linguistic Society of America (LSA) e da Society for the Study of the Indigenous Languages of the Americas (SSILA). Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Destaques

class="É necessário ter uma convergência de esforços entre as instituições do Governo Federal responsáveis pelo desenvolvimento sustentável nas Terras Indígenas e também em outras Unidades de Conservação". A afirmação é...

class=Criar um vínculo e trabalhar em parceria com a Funai, visando ao bem-estar dos associados, servidores e indígenas foi o objetivo da reunião da Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef) com o Presidente da Funai,...

class=Proteção, vigilância, expedições de localização. Seria possível o trabalho com povos indígenas isolados e de recente contato ser ainda mais extenso e complexo? A Frente de Proteção Etnoambiental Madeira-Purus (FPEMP) tem provado que sim. 

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05