Nota de pesar pelo falecimento do professor Aryon Dall'Igna Rodrigues

A Funai lamenta o falecimento do Professor Aryon Dall'Igna Rodrigues no tarde de ontem, dia 24 de abril de 2014.

 

Nascido em 1925, o Professor Aryon contribuiu notavelmente para a valorização das línguas indígenas. Foi fundador do Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde continuou trabalhando voluntariamente na formação de novos pesquisadores, mesmo após a aposentadoria.

 

Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná (1950) e doutor em Linguística pela Universitat Hamburg (1959), Aryon foi professor emérito e dr. honoris causa da UnB e da Universidade Federal do Paraná, além de ser membro honorário da Linguistic Society of America (LSA) e da Society for the Study of the Indigenous Languages of the Americas (SSILA). Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Destaques

class=Depois de quase um século de luta, o grande cacique João de Pontes faleceu, no último sábado (18), aos 93 anos. Conhecido pelo empenho na manutenção dos costumes do seu povo, ao perceber que o idioma Yaathê poderia...

class=Com vistas a ampliar as medidas de reparação às populações atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão da Mineradora Samarco, a Câmara Técnica Indígena e Povos e Comunidades Tradicionais (CT-IPCT) promoveu na última...

class=Encerra-se hoje (15) a Oficina de Capacitação em Acesso e Repartição de Benefícios, evento organizado pela Coordenação-Geral de Gestão Ambiental (CGGAM), em parceria com o Departamento de Apoio ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (DCGen) e com o Departamento de Patrimônio Genético (DPG) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o objetivo de qualificar e fortalecer a atuação de servidores da Funai e representantes indígenas no que diz respeito à proteção e salvaguarda dos conhecimentos tradicionais associados e à garantia da repartição de benefícios advinda do uso desses conhecimentos.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05