Nota de pesar pelo falecimento do professor Aryon Dall'Igna Rodrigues

A Funai lamenta o falecimento do Professor Aryon Dall'Igna Rodrigues no tarde de ontem, dia 24 de abril de 2014.

 

Nascido em 1925, o Professor Aryon contribuiu notavelmente para a valorização das línguas indígenas. Foi fundador do Laboratório de Línguas Indígenas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde continuou trabalhando voluntariamente na formação de novos pesquisadores, mesmo após a aposentadoria.

 

Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Paraná (1950) e doutor em Linguística pela Universitat Hamburg (1959), Aryon foi professor emérito e dr. honoris causa da UnB e da Universidade Federal do Paraná, além de ser membro honorário da Linguistic Society of America (LSA) e da Society for the Study of the Indigenous Languages of the Americas (SSILA). Foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Destaques

class=Ontem (24), a Funai participou de audiência na Câmara dos Deputados sobre a erradicação do sub-registro de nascimento. O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cáritas Brasileira.

 

class=O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) acaba de ter sua continuidade garantida após meses de negociação junto à execução do Plano de Proteção Territorial do Médio Xingu (PPTMX).

 

class=Na última quinta-feira(17), a Funai em Cacoal-RO promoveu a primeira edição do Dia Especial para Cafeicultura Indígena junto ao povo Paiter Surui, na Terra Indígena Sete de Setembro.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05