MENSAGEM DO PRESIDENTE ÀS SERVIDORAS E AOS SERVIDORES DA FUNAI

Gostaria de saudar a todas as servidoras e todos os servidores da Funai, nessa data em que se celebra o Dia do Servidor Público.

 

Considero que vocês realizam um trabalho diferenciado, devido ao desafio profissional que cada um tem nessa instituição, de promover e defender os direitos indígenas, em especial no que se refere a garantir, proteger e realizar a gestão das terras e territórios indígenas. Esses territórios são responsáveis por guardar e reproduzir a história, a cultura, a vida de mais de 300 povos do nosso país, e a Funai é uma instituição imprescindível para que isso aconteça.

 

Muito ainda precisa ser feito para garantir uma verdadeira valorização de nossos servidores e servidoras. Precisamos ofertar mais capacitação e propiciar condições mais dignas para a plena execução de suas atividades. Precisamos também fortalecer nossa instituição.

 

Ainda assim, a Funai está presente em todos os estados do país e possui uma capilaridade que nos leva a conhecer e revelar a verdadeira história dos povos originários do Brasil.

 

Quero aqui parabenizar e dar um forte abraço em cada uma e cada um, que se encontra por todo o território nacional, e que é responsável por escrever a história da nossa instituição, bem como a dos povos indígenas do Brasil.

 

João Pedro Gonçalves da Costa

Presidente da Funai

Brasília, 28 de outubro de 2015

Destaques

class=Próximo ao Parque Nacional do Araguaia e a cerca de 300 km da capital do Tocantins, Palmas, vive o Povo Krahô-Kanela, que tem realizado um importante trabalho de proteção dos rios Formoso e Javaés, em seu território. Para coibir a recorrente exploração ilegal da água feita por empreendimentos agrícolas, os Krahô realizam a fiscalização permanente da Terra Indígena Mata Alagada. (Imagem da capa: exploração ilegal de água no território indígena. Foto: Wagner Krahô-Kanela/Associação Apoinkk)

class=A Funai vem a público se posicionar em relação às informações veiculadas na mídia sobre um suposto conflito em que indígenas da região de Brasnorte teriam recebido o exército com flechas.

class=Com o objetivo de garantir a participação dos indígenas no projeto PREVBarco e qualificar o atendimento de acordo com as especificidades dessa população, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional do...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05