Cassadas liminares que suspendiam homologação de parte da Terra Indígena Arroio-Korá

GuaraniKaiowaVilelaA ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou liminares que suspendiam a homologação de parte da Terra Índigena Arroio-Korá e negou os Mandados de Segurança (MS) 28555 e 28567, impetrados por proprietários de fazendas atingidas pelo decreto presidencial que demarcou a área de 7.175 hectares, no Município de Paranhos (MS). O primeiro mandado de segurança foi impetrado pelos proprietários da Fazenda Polegar (que teve área de 1.573 hectares atingida pela demarcação); o segundo, por donos das Fazendas São Judas Tadeu (com 3.804 hectares de área comprometida), Porto Domingos (760 hectares) e Potreiro-Corá (444 hectares). As liminares haviam sido concedidas em 2010 pelo ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF.

Leia mais...

DGM Brasil realiza seminário sobre REDD+ e os povos indígenas e comunidades tradicionais

SeminarioDGMBrasilComeça hoje, em Brasília, o seminário realizado pelo DGM Brasil com objetivo principal de incluir povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no debate sobre a estratégia nacional de Redução das Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (REED+). O seminário vai até domingo (20).

Leia mais...

Produção agrícola indígena é tema de discussão na Câmara dos Deputados

cna1A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (19) uma audiência pública com o objetivo de promover segurança alimentar através de parcerias agrícolas em terras indígenas. Representando o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, participaram da reunião o diretor da DPDS (Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável), Rodrigo Paranhos, e o coordenador da CGETNO (Coordenação Geral de Etnodesenvolvimento), Juan Negret, além de representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Advocacia-Geral da União e de lideranças indígenas.

Leia mais...

Alunos do Colégio Militar de Brasília aprendem sobre política indigenista

AlunosCMBCerca de 50 alunos do Colégio Militar de Brasília estiveram nessa quarta-feira, 18, no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho-DF, para aprenderem um pouco mais sobre a questão indígena no Brasil. O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, abriu a série de palestras falando sobre a história de criação da Fundação e a evolução da política indigenista do país.

Leia mais...

Prefeitura de Itanhaém recebe prêmio com o milho guarani

milhoA Prefeitura de Itanhaém (SP) ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Programa de Política Pública do Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, com a inclusão do milho guarani (Avaxi Ete'i) na merenda escolar. O premio foi conferido pelo governo do estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP).

Leia mais...

Destaques

class=A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou liminares que suspendiam a homologação de parte da Terra Índigena Arroio-Korá e negou os Mandados de Segurança (MS) 28555 e 28567, impetrados por...

class=Começa hoje, em Brasília, o seminário realizado pelo DGM Brasil com objetivo principal de incluir povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no debate sobre a estratégia nacional de Redução das Emissões...

class=A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (19) uma audiência pública com o objetivo de promover segurança alimentar através de parcerias agrícolas em terras...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05