Turismo Paresi atrai estrangeiros e se consolida como atividade sustentável no Mato Grosso

roni2O turismo é um setor da economia com muitas especificidades. Para se tornar uma atividade exitosa, na maior parte das vezes, depende da história, cultura e tradição de cada povo. As narrativas e peculiaridades de uma sociedade tornam-se atrativos, à medida que conhecer o outro é um componente poderoso para conhecer a si mesmo. Segundo a Organização Mundial do Turismo, um dos segmentos de maior expansão é o turismo de natureza, com crescimento que varia entre 15% e 25% nos últimos anos, consolidando a vertente como uma tendência mundial.

Leia mais...

Nova equipe de diretores da Funai é formada de experiência e disposição

predio.jpgA nomeação de Rogério Guimarães para atuar na Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), na última quinta-feira (14), completa a formação da nova equipe de diretores da Funai. Indicados pelo presidente Franklimberg de Freitas, todos são servidores públicos de carreira com vasta experiência técnica nas áreas que atuam e vivências com povos indígenas, no caso dos gestores da área finalística.

Leia mais...

Seminário sobre pesquisa indígena reúne participantes de 10 países

kuikuro1Começa hoje (20), no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos, uma co-produção da People's Palace Project e da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX) com apoio da Funai, via Museu do Índio, Queen Mary University of London e Fundação Planetário do Rio. Pesquisadores indígenas e não indígenas de dez países se reúnem entre os dias 20 e 22 de março para discutirem questões como o papel da academia na construção de narrativas que considerem saberes e costumes de povos tradicionais, criação de abordagens que incluam e respeitem os povos ancestrais e outros assuntos. 

Leia mais...

Cresce procura de indígenas pelo vestibular da UnB

indigenaunbDe origem Xerente, etnia habitante da região central do Tocantins, a estudante de Enfermagem Kássia Gomes dos Santos, 20 anos, é a primeira de sua comunidade a cursar uma graduação na área da Saúde. O acesso à Universidade de Brasília se deu em 2018, pelo vestibular indígena. Para a jovem, a participação na seleção trouxe chance de se realizar profissionalmente e de contribuir, em futuro breve, para sanar carências na promoção à saúde em sua aldeia. "O mais gratificante é ver o pessoal da minha comunidade com orgulho de falar que eu sou da UnB. Para mim, foi a melhor coisa que aconteceu", alegra-se.

Leia mais...

Funai coopera com recadastramento eleitoral de comunidades Xavante de Barra do Garças-MT

xavante aCerca de 1.700 eleitores A'uwẽ Uptábi Xavante da Terra Indígena São Marcos devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 29 de março. Durante este mês, um ônibus da prefeitura de Barra do Garças-MT tem feito o transporte diário de aproximadamente 100 indígenas até a sede do município para que possam se recadastrar. A Funai é uma das instituições que colaboram com a medida.

Leia mais...

Destaques

class=O turismo é um setor da economia com muitas especificidades. Para se tornar uma atividade exitosa, na maior parte das vezes, depende da história, cultura e tradição de cada povo. As narrativas e peculiaridades de uma...

predio.jpgA nomeação de Rogério Guimarães para atuar na Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), na última quinta-feira (14), completa a formação da nova equipe de diretores da Funai. Indicados pelo presidente Franklimberg de...

class=Começa hoje (20), no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Atuação Indígena em Pesquisas Colaborativas e Valorização de Conhecimentos, uma co-produção da People's Palace Project e da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX) com apoio da Funai, via Museu do Índio, Queen Mary University of London e Fundação Planetário do Rio. Pesquisadores indígenas e não indígenas de dez países se reúnem entre os dias 20 e 22 de março para discutirem questões como o papel da academia na construção de narrativas que considerem saberes e costumes de povos tradicionais, criação de abordagens que incluam e respeitem os povos ancestrais e outros assuntos. 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05