NOTA FUNAI

FOTO GLEILSON MIRANDAA Fundação Nacional do Índio vem publicamente informar que no dia 29 de junho de 2014 um povo indígena isolado estabeleceu contato com indígenas Ashaninka e servidores da Funai, na Aldeia Simpatia, na Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, no estado do Acre.

 


O contato ocorreu com a equipe da Frente de Proteção Etnoambiental Envira e o sertanista José Carlos Meirelles, da Assessoria Indígena do Governo do Estado do Acre. A FPE Envira vinha acompanhando a aproximação dos índios isolados desde o dia 13 de junho. A permanência do grupo isolado na região ocorre de forma pacífica.


No presente momento, a equipe da Frente de Proteção Etnoambiental Envira, da Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém contatados – CGIIRC, juntamente com o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI, do Alto Rio Juruá/Secretaria Especial de Saúde Indígena, encontram-se na região para dar início ao Plano de Contingência para Situações de Contato. A equipe de servidores no local está qualificando as informações por meio de interpretes para que haja maior conhecimento deste grupo indígena.

 

A Politica de Proteção aos Índios Isolados da Funai tem a premissa do não contato, respeitando a autodeterminação dos povos e realizando o trabalho de proteção territorial com a presença destes. No entanto, são previstas ações de intervenção – planos de contingência – quando o grupo indígena isolado procura estabelecê-lo.

Destaques

class=Colaboração: Andrea Bitencourt Prado

 

A Fundação Nacional do Índio realizou, nos dias 21 e 22 de agosto de 2014, uma oficina com participantes da sede e de nove Coordenações Regionais visando à capacitação e aprimoramento de ações da Instituição em relação à proteção dos direitos das crianças e jovens indígenas em situação de risco e à promoção do direito a convivência familiar e comunitária.

class=Entre os dias 20 e 22 de agosto Brasília sediou o I Módulo do Seminário Mudanças Climáticas e Povos Indígenas realizado pela Funai, Instituto de Pesquisas da Amazônia – IPAM, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB e a filial brasileira da ONG norte americana The Nature Conservancy – TNC. O objetivo do encontro é formar lideranças indígenas de todo o Brasil nos meandros das negociações da 20º Conferência do Clima que acontece no final do ano em Lima no Peru e deverá ter uma expressiva participação indígena.

 

class=É com grande pesar que a Fundação Nacional do Índio informa e lamenta a morte do cacique e pajé Tacumã Kamayurá, 83 anos, em 25 de agosto de 2014, no Hospital Universitário de Brasília, onde estava internado há cerca de 2 meses.

 

O grande líder indígena lutou pela criação do Parque Indígena do Xingu, pautando a sua trajetória na defesa incontestável dos direitos dos povos indígenas.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05