Funai e Ministério da Saúde pactuam ações para a proteção de índios isolados

Reuniao Ministerio Saude Indios Isolados-Foto MadeleyneMachado (3)A reunião entre a Fundação Nacional do Índio e o Ministério da Saúde ocorreu na última sexta-feira (18) no Ministério da Saúde, entre o ministro da saúde, Arthur Chioro, e a presidenta da Fundação Nacional do Índio - Funai, Maria Augusta Assirati. Participaram do encontro o secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai, Antônio Alves, o sertanista José Carlos Meirelles, assessor da Secretaria Indígena da Secretaria Especial do Meio Ambiente do governo do estado do Acre, o médico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Douglas Rodrigues, representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, além do coordenador geral de índios isolados e recém contatos da Funai, Carlos Travassos.

 

Na pauta, as próximas ações que devem ser adotadas pela Funai em parceria com o Ministério da Saúde, em caso de retorno dos isolados do Alto Rio Envira. No último dia 26 de junho, o grupo estabeleceu contato com indígenas do povo Ashaninka da aldeia Simpatia, na Terra Indígena Kampa, onde estavam presentes servidores da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira da Funai. Na ocasião, a Fundação, com apoio da Sesai, deu início à execução de um plano de contingência para proteção dos indígenas. "Esse plano precisa ter prosseguimento. Nossas equipes devem estar preparadas para agir, caso o grupo volte ao local e demande ou precise de qualquer tipo de apoio", destacou a presidenta da Fundação durante a reunião.

 

Durante o contato estabelecido pelos indígenas, todo o grupo contraiu gripe, tendo recebido pronto atendimento médico da equipe de indigenistas, sertanistas, e profissionais de saúde que estava no local. Contudo, essa situação é preocupante, pois "como eles têm pouquíssima imunidade, o quadro poderia ter evoluído para uma pneumonia, colocando-os em risco de morte. Além disso, temíamos que o grupo do contato, composto por sete indivíduos, pudesse contagiar os demais integrantes de seu povo ao voltar gripado para a aldeia onde residem. Tivemos êxito, pois agimos na hora certa e conseguimos medicá-los antes de um eventual agravamento do quadro", relatou Dr. Douglas, médico que prestou atendimento aos indígenas na ocasião. A equipe da FPE Envira e o sertanista José Carlos Meirelles vinham acompanhando a aproximação dos índios isolados desde o dia 13 de junho. Por isso, foi possível adotar rapidamente medidas para a proteção do grupo.

 

Durante a reunião, ficou pactuado que as equipes da Funai e do MS retornarão à área no próximo mês para vacinar contra a gripe o maior número possível de indígenas desse grupo. Para o Dr. Douglas, "chegando a tempo e montando uma estrutura, é possível ter um resultado positivo".

 

Para o ministro Chioro, em casos como este, onde a situação é extraordinária, é importante estabelecer estratégias em parceria com a Funai, bem como ter equipes preparadas para prestar os serviços de saúde e também para estabelecer uma relação adequada com a população indígena. "É preciso que tenhamos mais gente envolvida e capacitada para prestar atendimento aos indígenas, em especial nestes casos de emergência, como o que aconteceu agora no Acre", enfatizou Chioro.

 

Os órgãos presentes voltaram a ressaltar a importância de estabelecer um processo de formação em indigenismo para profissionais de saúde. Nesse sentido, uma ação que será imediatamente implementada é a publicação da portaria interministerial que estabelece estratégias e protocolos para casos de atendimento aos indígenas de recente contato, e casos de atendimentos emergenciais em situações de contato.

 

Destaques

sessaosoleneO presidente da Funai, Antônio Costa, em discurso na Sessão Solene da Câmara dos Deputados em homenagem ao dia do Índio, falou sobre a missão do órgão indigenista e pediu apoio para a defesa dos direitos dos povos...

class=O presidente da Fundação Nacional do Índio, Antônio Costa, informa que, mesmo em meio à grave crise orçamentária pela qual passa a instituição após os cortes financeiros e de pessoal resultantes do Decreto 9.010/17,...

class=Nessa segunda-feira (17), foi lançada oficialmente a construção da Nova Sede da Coordenação Regional Centro Leste do Pará, em Altamira. "Uma vitória para os nossos povos da região", comemorou o presidente da Funai,...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05