Seminário Nacional de Formação

Capa - PrincipalInicia nesta terça-feira (24) o Seminário Nacional de Formação da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

 

O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, com a participação de mais de 100 representantes indígenas, do Governo Federal e de organizações indígenas e indigenistas, além de servidores da Fundação Nacional do Índio e de alunos do curso de formação da Pngati - Formar para Formar.

 

O Seminário Nacional de Formação é uma das etapas preparatórias para a realização da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, prevista no Decreto presidencial de 24 de julho de 2014.

 

 

Foto 2   O objetivo principal do seminário é a qualificação das lideranças indígenas, indigenistas e servidores públicos que serão responsáveis pela condução das etapas locais, regionais e nacional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, atendendo à demanda dos representantes indígenas para que o envolvimento das comunidades nas diferentes etapas da conferência se dê de maneira qualificada, diferenciada e autônoma, e para que os órgãos de governo das diferentes esferas tenham também uma participação efetiva.

 

foto 4 Na abertura do encontro, os convidados indígenas por regional da Conferência foram apresentados, seguido da execução do Hino Nacional em Guarani e uma apresentação cultural dos povos Guarani e Tuxá.

 

Na mesa de abertura, a presença da indígena Sonia Guajajara, representante dos povos indígenas e coordenadora da APIB, Daniel Calazans Pierri, representante de Organizações Indígenas, Erika Borges, Secretária de Diálogos Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcelo Veiga, Assessor Especial do Ministro da Justiça e membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional e do Presidente da Funai e Presidente Substituto da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista e Coordenador da Comissão Organizadora Nacional, Flávio Chiarelli.

 

Todos os convidados da mesa destacaram a importância do evento para os povos indígenas. Para Sonia Guajajara, esse é o momento dos povos indígenas participarem do processo que está por vir, "nós estamos acreditando que o diferencial desta Conferência é que nós, povos indígenas, estamos participando desde o primeiro momento, desde a construção dos documentos". A representante dos povos indígenas e coordenadora da APIB citou as discussões que estão ocorrendo no Congresso Nacional e que trazem prejuízos aos povos indígenas, como a convocação do presidente da Funai para discutir a questão da demarcação de terras indígenas, na tarde desta terça-feira, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados.

 

Daniel Pierri lembrou do momento difícil que os povos indígenas estão passando, " esse é um desafio muito grande para o governo, é preciso que os povos indígenas recebam ajuda, para fortalecê-los neste momento de ataque".

 

foto 3A Secretária de Diálogos Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República falou que é preciso reconstruir algumas condições muito concretas. Para Erika Borges, " o governo como um todo precisa incorporar as questões indígenas".

Segundo Marcelo Veiga, o grande desafio da Conferência é fazer com que ela seja diferente, "esta Conferência só pode ser diferente se a gente tiver participação ativa e incisiva dos povos indígenas ".

 

Já o presidente da Funai, Flávio Chiarelli, falou da importância das parcerias que foram firmadas para a realização da Conferência e seguiu com a apresentação do que será a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

 

O Seminário segue até o dia 26 de março.

 

Destaques

class=O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quarta-feira (23), em Brasília, uma comitiva de lideranças indígenas das etnias Paresi, Nambikwara e Manoki, de Mato Grosso, e Macuxi, de...

class=O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu favoravelmente à apelação da Fundação Nacional do Índio (Funai) em processo judicial no Rio Grande do Norte (RN), julgando improcedente medida formulada pelo...

class=Na 14ª Primavera de Museus, entre 21 e 27 de setembro, o Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio (Funai) traz ao público relatos de parceiros indígenas no período de pandemia. O intuito é mostrar como os artistas e...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05