6ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da PNGATI

6 reuniao comute gestor pngati (112)Ocorre nos dias 5 e 6 de agosto, na Sede da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, a 6ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (CG-PNGATI).

 

O objetivo principal do encontro é apresentar e discutir as ações e os resultados alcançados pelas Câmaras Técnicas, cujo objetivo principal é sistematizar e organizar informações, propor estratégias metodológicas e elaborar a minuta do Plano Integrado de Implementação da PNGATI (PI-PNGATI), para posterior apreciação e validação do Comitê Gestor e da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI, dentre outros atores envolvidos no processo.

 

O encontro também ressaltou a importância do Plano Integrado como primeiro esforço coordenado de planejamento entre organizações indígenas, entidades parceiras e diferentes setores de governo com responsabilidade na implementação da PNGATI.6 reuniao comute gestor pngati (76)

 

Ainda na primeira metade do evento, houve o lançamento de duas cartilhas diretamente ligadas aos objetivos da Política: "Entendendo a PNGATI" e "Selo Indígenas do Brasil".

 

A 7ª Reunião Ordinária do CG-PNGATI está prevista para os dias 3 e 4 de dezembro. Além da Funai, participam da reunião: Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), Instituto de Educação do Brasil (IEB), Instituto Socioambiental (ISA) e Comissão Yvyrupá.

Destaques

class=Professores indígenas, crianças e anciões da Terra Indígena Kwatá Laranjal participaram da 3ª Oficina do Projeto Ya'õ Etabeg de revitalização da língua Munduruku. O principal objetivo da iniciativa é expandir o ensino...

class=Os Karajá das aldeias Fontoura e Santa Isabel do Morro deram o primeiro passo para a implantação do manejo participativo de pirarucus na Ilha do Bananal (TO). Entre os dias 1º e 7 de agosto, foram realizados cursos voltados...

class=Em apenas 20 dias como presidente da Funai, Marcelo Xavier já recebeu na sede do órgão, em Brasília, mais de 200 indígenas de várias etnias do país. Entre as principais demandas, as lideranças reivindicaram qualidade do...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05