Antônio Costa assume a presidência da Funai

posseO novo presidente da Funai foi empossado pelo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, na tarde de ontem (16). Ainda ontem, o presidente deu posse ao novo diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável do órgão, Franklimberg Ribeiro de Freitas.

 

Na manhã de hoje (17), ele realizou uma reunião de apresentação com os servidores da Funai, em que destacou a necessidade de fortalecimento do órgão, da união entre os servidores e se comprometeu a criar um grupo de trabalho para atualização da proposta de Plano de Carreira dos servidores da Fundação.

 

"Temos um desafio que é orçamentário. Ao longo dos anos, o orçamento da Funai não tem acompanhado a necessidade das políticas públicas e o crescimento populacional dos povos indígenas", disse.

 

Perfil do presidente

 

Antônio Fernandes Toninho Costa é graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1995), com especialização em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo (2010).

 

Entre os anos de 2010 e 2012, foi coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Saúde Indígena na Secretaria Especial de Saúde Indígena. Também foi assessor técnico na Comissão de Legislação Participativa da Câmara (2015) e na Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara (2014).

 

Costa atuou ainda como Consultor da Organização Pan-americana para Saúde Indígena (2009) e do Departamento de Saúde Indígena da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (2002/2005). 

 

Texto: Ascom Funai com informações do MJC.

Destaques

class=Nos autos da Ação Civil Pública nº 1004249-82.2018.4.01.3200, foi determinada, em sede liminar, a convocação e nomeação imediata dos aprovados excedentes do concurso da Funai, realizado em 2016. Ocorre que, em fase da...

class=A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR) lança o Manual de Jurisprudência dos Direitos Indígenas. A publicação traz 26 temas de direitos indígenas discutidos a partir de casos concretos, com a compilação das principais decisões de tribunais nacionais e internacionais em cada temática analisada. A obra tem como objetivo subsidiar a atuação de membros do Ministério Público Federal na defesa de direitos dos povos originários, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, além de estudantes e pesquisadores.

class=O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) instituiu grupo de trabalho para discussão de assuntos voltados ao acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos, impactos sociais e desempenho das ações da Rede de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05