BR 158 não passará mais por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé

Maraiwatsede4marcaEm parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o presidente da Funai, Antônio Costa, participou nesta quinta-feira (30) de audiência pública em Bom Jesus do Araguaia, no Mato Grosso, que marcou a liberação, após oito anos de espera, da autorização para que a BR-158 não passe mais por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante.

 

No evento, o presidente da Funai se comprometeu com a entrega do relatório da Funai ao Ibama, dando passo importante para o andamento dos trabalhos do desvio da BR-158. O cacique Damião, de Marãiwatsédé, reiterou a posição da comunidade indígena em não aceitar mais a estrada atravessando a Terra Indigena, sendo aplaudido e apoiado pela maioria presente, ficando definida assim a continuidade dos trabalhos de asfaltamento do desvio Leste da rodovia.

 

Participaram da audiência indígenas da etnia Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé; representantes do IBAMA, do DNIT e do Ministério dos Transportes, comunidades de municípios e prefeituras da região, além de parlamentares.

 

Colaboração: CR Ribeirão Cascalheira

Destaques

class=Na tarde desta sexta-feira, Franklimberg de Freitas comunicou aos servidores o pedido de exoneração do cargo de presidente da Funai.

 

class=A política indigenista perdeu uma grande aliada na última quarta-feira, 18 de abril. Lylia da Silva Guedes Galetti, combatente das causas justas, representa o comprometimento democrático e horizontal com os direitos dos povos...

class=Hoje é dia de celebrar a importância cultural da herança indígena para o povo brasileiro. Esta contribuição se faz presente desde o hábito do banho diário até a nossa cultura alimentar. Aspectos tão simples que podem passar despercebidos no dia a dia, mas que atestam a presença indígena como fator determinante para nossa formação social, e que fazem parte da identidade do povo brasileiro: essa mistura de índios, brancos, negros e mestiços. Tal diversidade formadora do país é composta também pela diversidade da cultura indígena espalhada em 305 diferentes etnias e suas mais de 270 línguas.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05