BR 158 não passará mais por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé

Maraiwatsede4marcaEm parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o presidente da Funai, Antônio Costa, participou nesta quinta-feira (30) de audiência pública em Bom Jesus do Araguaia, no Mato Grosso, que marcou a liberação, após oito anos de espera, da autorização para que a BR-158 não passe mais por dentro da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante.

 

No evento, o presidente da Funai se comprometeu com a entrega do relatório da Funai ao Ibama, dando passo importante para o andamento dos trabalhos do desvio da BR-158. O cacique Damião, de Marãiwatsédé, reiterou a posição da comunidade indígena em não aceitar mais a estrada atravessando a Terra Indigena, sendo aplaudido e apoiado pela maioria presente, ficando definida assim a continuidade dos trabalhos de asfaltamento do desvio Leste da rodovia.

 

Participaram da audiência indígenas da etnia Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé; representantes do IBAMA, do DNIT e do Ministério dos Transportes, comunidades de municípios e prefeituras da região, além de parlamentares.

 

Colaboração: CR Ribeirão Cascalheira

Destaques

livrodidaticoguarani1Durante a tarde de ontem (25), foram lançados, na escola da Aldeia Nimuendaju, Terra Indígena Araribá, em Avaí – SP, os livros didáticos "Lições de gramática Nhandewa-Guarani (vol I)" e "Inypyrũ :Narrativa sagrada da criação do mundo".

class=O Ministério Público Federal (MPF) publicou, recentemente, a versão digital de um material didático com informações para o combate a atitudes de preconceito, racismo e discriminação contra povos indígenas do Pará. A...

class=A Fundação Nacional do Índio disponibilizou R$ 30 mil, que serão utilizados na compra de gêneros alimentícios para as comunidades indígenas afetadas pela cheia dos rios Maú e Uialã, na semana passada, em Roraima. Com a...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05