Fórum dos Caciques Indígenas de MS manifesta apoio a Franklimberg de Freitas

caciquehenrique Henrique Terena e mais nove caciques, representando o Fórum de Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul e cinco etnias, que totalizam aproximadamente 15 mil indígenas, manifestaram nessa quinta-feira (18) apoio ao presidente interino da Funai, Franklimberg de Freitas. O grupo pediu também a nomeação do cacique Henrique para a Coordenação Regional de Campo Grande, que está sem coordenador. Participou da reunião o vereador Heber Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti (MS).

"Nós apoiamos o nome de Franklimberg à frente da Funai e queremos ele seja efetivado. Não existe outra organização que nos represente como liderança. Queremos fazer valer a voz dos caciques, e não deixar que as ONGs falem por nós", afirmou Terena.

 

CR de Campo Grande

 

O presidente Franklimberg afirmou que já encaminhou o nome de Henrique Terena para o Ministério da Justiça, e prometeu pedir celeridade ao ministro para a publicação da nomeação.

 

"Precisamos de um coordenador com urgência para o desenvolvimento da nossa comunidade. Nossas crianças estão sem documentação, sem saúde e sem aulas por causa disso. Mas a resposta do presidente Franklimberg nos faz levar um bom sinal de volta para a nossa comunidade, uma luz que brilhou", disseram os caciques.

 

ASCOM/FUNAI

Destaques

class=Na tarde desta sexta-feira, Franklimberg de Freitas comunicou aos servidores o pedido de exoneração do cargo de presidente da Funai.

 

class=A política indigenista perdeu uma grande aliada na última quarta-feira, 18 de abril. Lylia da Silva Guedes Galetti, combatente das causas justas, representa o comprometimento democrático e horizontal com os direitos dos povos...

class=Hoje é dia de celebrar a importância cultural da herança indígena para o povo brasileiro. Esta contribuição se faz presente desde o hábito do banho diário até a nossa cultura alimentar. Aspectos tão simples que podem passar despercebidos no dia a dia, mas que atestam a presença indígena como fator determinante para nossa formação social, e que fazem parte da identidade do povo brasileiro: essa mistura de índios, brancos, negros e mestiços. Tal diversidade formadora do país é composta também pela diversidade da cultura indígena espalhada em 305 diferentes etnias e suas mais de 270 línguas.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05