Fórum dos Caciques Indígenas de MS manifesta apoio a Franklimberg de Freitas

caciquehenrique Henrique Terena e mais nove caciques, representando o Fórum de Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul e cinco etnias, que totalizam aproximadamente 15 mil indígenas, manifestaram nessa quinta-feira (18) apoio ao presidente interino da Funai, Franklimberg de Freitas. O grupo pediu também a nomeação do cacique Henrique para a Coordenação Regional de Campo Grande, que está sem coordenador. Participou da reunião o vereador Heber Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti (MS).

"Nós apoiamos o nome de Franklimberg à frente da Funai e queremos ele seja efetivado. Não existe outra organização que nos represente como liderança. Queremos fazer valer a voz dos caciques, e não deixar que as ONGs falem por nós", afirmou Terena.

 

CR de Campo Grande

 

O presidente Franklimberg afirmou que já encaminhou o nome de Henrique Terena para o Ministério da Justiça, e prometeu pedir celeridade ao ministro para a publicação da nomeação.

 

"Precisamos de um coordenador com urgência para o desenvolvimento da nossa comunidade. Nossas crianças estão sem documentação, sem saúde e sem aulas por causa disso. Mas a resposta do presidente Franklimberg nos faz levar um bom sinal de volta para a nossa comunidade, uma luz que brilhou", disseram os caciques.

 

ASCOM/FUNAI

Destaques

livrodidaticoguarani1Durante a tarde de ontem (25), foram lançados, na escola da Aldeia Nimuendaju, Terra Indígena Araribá, em Avaí – SP, os livros didáticos "Lições de gramática Nhandewa-Guarani (vol I)" e "Inypyrũ :Narrativa sagrada da criação do mundo".

class=O Ministério Público Federal (MPF) publicou, recentemente, a versão digital de um material didático com informações para o combate a atitudes de preconceito, racismo e discriminação contra povos indígenas do Pará. A...

class=A Fundação Nacional do Índio disponibilizou R$ 30 mil, que serão utilizados na compra de gêneros alimentícios para as comunidades indígenas afetadas pela cheia dos rios Maú e Uialã, na semana passada, em Roraima. Com a...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05