Funai, Ibama e indígenas se preparam para seminário sobre política de manejo do Fogo

manejoRepresentantes de diversas organizações indígenas do Brasil estão reunidos com gestores da Funai e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quarta-feira, 26/7, na sede da Funai, em Brasília. O objetivo é analisar a minuta da proposta de Projeto de Lei sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo que será discutida amanhã, 27/7, também em Brasília, em seminário promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o debate promoverá a integração dos pontos de vista de todos os envolvidos com o tema, a partir da coleta de impressões e opiniões de diferentes setores para aprimorar o texto que deve resultar em Projeto de Lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional ainda neste ano. A ideia é criar uma norma que coordene todos os órgãos e entidades envolvidos no combate a incêndios florestais, contribuindo para a redução da incidência e dos danos causados pelos incêndios florestais no país, utilizando o manejo do fogo como instrumento.

 

O manejo inclui ações que utilizam o próprio fogo como um instrumento para reduzir incêndios maiores. Para isso, devem ser observados os ciclos naturais, escolhendo o melhor momento para a queima e o local onde se quer proteger caso haja um incêndio na época da seca. A queima controlada evita incêndios maiores em locais estratégicos, preservando a flora e a fauna local.

 

Política

 

Pela proposta, a Política Nacional será implementada pela União, estados, Distrito Federal, municípios, organizações da sociedade civil e entidades privadas em regime de cooperação e articulação. A minuta do texto vem sendo discutida desde o ano passado por meio de um grupo de trabalho que envolveu o MMA e órgãos vinculados, entre eles a Funai.

 

Neste ano, as discussões foram realizadas em sete oficinas temáticas com 15 ministérios e 23 instituições. O projeto Cerrado Federal, que tem como um dos componentes a prevenção e o combate a incêndios florestais, também serviu de subsídio ao trabalho realizado. A iniciativa é realizada pelo MMA em cooperação técnica com organismos internacionais.

 

Ana Heloisa d'Arcanchy – Ascom/Funai

Com informações do MMA

Destaques

class=Nos autos da Ação Civil Pública nº 1004249-82.2018.4.01.3200, foi determinada, em sede liminar, a convocação e nomeação imediata dos aprovados excedentes do concurso da Funai, realizado em 2016. Ocorre que, em fase da...

class=A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR) lança o Manual de Jurisprudência dos Direitos Indígenas. A publicação traz 26 temas de direitos indígenas discutidos a partir de casos concretos, com a compilação das principais decisões de tribunais nacionais e internacionais em cada temática analisada. A obra tem como objetivo subsidiar a atuação de membros do Ministério Público Federal na defesa de direitos dos povos originários, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, além de estudantes e pesquisadores.

class=O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) instituiu grupo de trabalho para discussão de assuntos voltados ao acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos, impactos sociais e desempenho das ações da Rede de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05