Museu do Índio promove oficina de documentação linguística

museuoficinadoclingO Museu do Índio, unidade descentralizada da Funai no Rio de Janeiro, promove até hoje (25), a oficina "Multilinguismo em pequena escala (sistemas e contextos)". O objetivo é descrever, analisar e comparar sistemas e contextos de multilinguismo indígena na Amazônia, discutindo metodologias específicas para a documentação e a organização de bases de dados.

 

O evento, que ocorre de 21 a 25 de agosto, tem a coordenação das professoras Kristine Stenzel (UFRJ), Bruna Franchetto (UFRJ / Coordenadora Científica do Projeto de Documentação de Línguas) e Friederike Lüpke (University of London).

 

Outra atividade, nesse mesmo período, é o "Curso Idiomas Indígenas brasileiros: documentação, manutenção da linguagem e revitalização" - que conta com a presença de alunos da Universidade de Toronto -, coordenado pela professora da UFRJ e da Universidade de Toronto, Suzy Lima. A iniciativa apresenta consultoria das representantes indígenas Anari Braz Bonfim (Pataxó), Nelly Duarte(Marubo), Sandra Benite (Guarani) e Francinéia Fontes (Baniwa).

 

Informações: Museu do Índio/Funai

Destaques

class=Ocorreu, nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Palácio do Itamaraty em Brasília/DF, o Seminário Internacional sobre Metodologias e Instrumentos de Mensuração da Cooperação Internacional, organizado pela Agência...

Posto Ikpeng - Foto: Mário Vilelaclass=Começou ontem (17), na Sede da Funai, em Brasília, a I Oficina sobre o Papel da Funai na Saúde dos Povos Indígenas, que tem como prioridade a elaboração de uma Instrução Normativa (IN) sobre o tema.

class=Entre os dias 21 e 23 de setembro de 2018 ocorrerá a 1ª Feira de Artesanato Indígena de Minas Gerais na cidade de Teófilo Otoni - MG, com objetivo de valorizar a cultura nativa regional.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05