Museu do Índio promove oficina de documentação linguística

museuoficinadoclingO Museu do Índio, unidade descentralizada da Funai no Rio de Janeiro, promove até hoje (25), a oficina "Multilinguismo em pequena escala (sistemas e contextos)". O objetivo é descrever, analisar e comparar sistemas e contextos de multilinguismo indígena na Amazônia, discutindo metodologias específicas para a documentação e a organização de bases de dados.

 

O evento, que ocorre de 21 a 25 de agosto, tem a coordenação das professoras Kristine Stenzel (UFRJ), Bruna Franchetto (UFRJ / Coordenadora Científica do Projeto de Documentação de Línguas) e Friederike Lüpke (University of London).

 

Outra atividade, nesse mesmo período, é o "Curso Idiomas Indígenas brasileiros: documentação, manutenção da linguagem e revitalização" - que conta com a presença de alunos da Universidade de Toronto -, coordenado pela professora da UFRJ e da Universidade de Toronto, Suzy Lima. A iniciativa apresenta consultoria das representantes indígenas Anari Braz Bonfim (Pataxó), Nelly Duarte(Marubo), Sandra Benite (Guarani) e Francinéia Fontes (Baniwa).

 

Informações: Museu do Índio/Funai

Destaques

class=Nesta semana (18 a 22), o Estado do Amapá recebe grandes eventos de abrangência nacional e internacional relacionados aos povos indígenas, na Universidade Federal do Amapá, em Macapá-AP.

class=As aldeias Maçaranduba e Januária nas Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré receberam um mutirão para emissão de documentos no início deste mês. Além da documentação básica como Certidão de Nascimento, CPF e Título de...

class=Nesta semana, o presidente Wallace Bastos, em companhia do Diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faleiros, da Coordenadora-Geral de Licenciamento Ambiental, Janete de Carvalho, e do Coordenador do...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05