Após visita do presidente da Funai, lideranças Waimiri Atroari discutirão autorização do estudo da linha Manaus-Boa Vista

PresidenteWaimiriAtroariMesaO presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, se reuniu nesta terça-feira (26), na Terra Indígena Waimiri Atroari, Estado do Amazonas, com 45 lideranças indígenas, representantes do Programa Waimiri Atroari (PWA) e servidores da Funai para discutirem sobre a passagem da linha de transmissão que liga Manaus à Boa vista pela TI. A reunião teve como objetivo receber a autorização dos indígenas para que seja feito um estudo do plano de trabalho, que resultará em um Plano Básico Ambiental (PBA).

 

Franklimberg explicou que o empreendimento é necessário para socorrer a população de Roraima, que passa por um grave problema energético, e que tudo será feito com a devida consulta e autorização das comunidades. "O que estamos fazendo aqui é uma consulta preliminar. Pedimos a autorização das lideranças para continuar o estudo que já se encontra em andamento. Estamos exercitando o que está na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que resguarda a vocês o direito de consulta em todos os processos dentro das terras indígenas", explicou o presidente.

 

CaciqueParueWaimiriO cacique-geral Mario Paruê pediu à Franklimberg que busque alternativas para diminuir o impacto ambiental do empreendimento e afirmou que se reunirá com os indígenas das 45 aldeias para discutirem a possibilidade da continuação do estudo e informarão a resposta ao presidente da Funai.

 

"Ninguém aqui é contra o linhão, mas não estamos convencidos de que ele precisa, necessariamente, passar por dentro da nossa terra ", afirmou o professor Marcelo Atroari, uma das lideranças presentes.

 

O diretor da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai, Rodrigo Paranhos, informou que a busca de uma tecnologia alternativa tem sido estudada. "A gente está aqui para somar e fazer alguma coisa boa. A busca de tecnologia é uma boa saída. Estamos estudando essa alternativa para oferecer uma solução a vocês e ao governo", destacou o diretor da DPDS.

 

 

Programa Waimiri Atroari

 

reuniaoWaimiriAtualmente, os Waimiri Atroari recebem recursos compensatórios através de um convênio feito pela Funai com a Eletronorte de ações mitigadoras pelos impactos provocados pela inundação das terras pela UHE Balbina, que é pago aos indígenas pelo Programa Waimiri Atroari. O PWA, criado e idealizado pelo sertanista Porfírio Carvalho em 1988, possibilitou que a comunidade tivesse acesso a vários serviços sociais e passasse de 374 para 1969 pessoas.

 

Por meio do PWA, as comunidades têm acesso a uma médica; dois dentistas; técnicos em enfermagem; um agente de saúde indígena; um laboratorista indígena; além de alfabetização na língua materna; cursos de capacitação e formação de professores indígenas; repasse de conhecimento tecnológico; cursos de edição de vídeo, corte e costura, antropologia e português; criação de aves, ovinos, caprinos, bovinos e piscicultura; comercialização do artesanato Wamiri Atroari; energia solar em todas as aldeias e controle de doenças, como a vacinação de 100% da população. Os recursos de mitigação também auxiliam na execução da fiscalização de toda a área da Terra Indígena.

 

Também participou da reunião, a pedido das lideranças indígenas, o servidor da Funai e conselheiro do Programa Waimiri Atroari, Artur Nobre Mendes.

 

Priscilla Torres

ASCOM Funai

Destaques

class=A Funai completa mais uma importante etapa na proteção dos povos indígenas isolados da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, localizada no município de Colniza, noroeste do Mato Grosso, declarada de posse permanente do povo...

class=Entre os dias 10 e 14 deste mês, servidores responsáveis pelo trabalho com povos indígenas isolados e de recente contato em todo país estiveram em Brasília para realizar o alinhamento anual de atividades.

class=Representantes de 30 Coordenações Regionais, Museu do Índio e Sede da Funai participaram do "Seminário de Encerramento do Exercício 2018", em Brasília, na última terça-feira (11). Realizado pela Coordenação-Geral de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05