Museu do Paraná oferece curso de extensão sobre a relação entre povos indígenas e museus

museusurui1O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR) está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária “Lugares das memórias contadas: indígenas, território, museus, objetos e musealização”. As aulas serão realizadas nos dias 18, 25 de outubro e 1º de novembro de 2017 no auditório da Biblioteca de Humanas da UFPR, em Curitiba (PR).

 

 

Ministrado pelo Dr. Josué Carvalho, professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia da USP, o curso discutirá as apropriações do conceito de museu pelos povos indígenas. Tratará ainda dos desafios, no campo da Museologia, relativos à constituição de museus em processos de curadoria compartilhada, pensando os museus “com” e “para” os povos indígenas. O objetivo é aproximar-se da perspectiva indígena sobre quais são as relações possíveis com os museus e sobre o que é passível de musealização.

 

O curso, com carga horária de 12h, ocorre em três quartas-feiras consecutivas, a partir do dia 18/10. A inscrição é gratuita e deve ser feita até às 23h59min do dia 17 de outubro pelo link bit.ly/lugaresmemorias-mae-ufpr. Os participantes com 80% de presença receberão certificado.

 

 

Ana Heloisa d'Arcanchy

Com informações do MAE/UFPR

 

Destaques

class=A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou liminares que suspendiam a homologação de parte da Terra Índigena Arroio-Korá e negou os Mandados de Segurança (MS) 28555 e 28567, impetrados por...

class=Começa hoje, em Brasília, o seminário realizado pelo DGM Brasil com objetivo principal de incluir povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais no debate sobre a estratégia nacional de Redução das Emissões...

class=A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (19) uma audiência pública com o objetivo de promover segurança alimentar através de parcerias agrícolas em terras...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05