Correios lançam selo com marca indigenista em comemoração aos 50 anos da Funai

correio2Em comemoração aos 50 anos da Fundação Nacional do Índio, celebrados nesta terça-feira (5), o presidente Franklimberg de Freitas, servidores da Funai e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e indígenas Terena do Mato Grosso do Sul receberam com festa o vice-presidente de administração dos Correios, Demétrius Torres Guiot, representando o presidente do órgão, Guilherme Campos, para a cerimônia de obliteração do selo com a marca indigenista alusiva à data. Todo o planejamento gráfico do selo foi desenvolvido pela servidora e publicitária Ana Carolina Vilela, da Assessoria de Comunicação da Funai, e impresso pelos Correios. 

 

"Para nós dos Correios é uma grande honra participar dos 50 anos da Fundação Nacional do Índio, nossa Funai, órgão que tem a difícil missão de promover e proteger os direitos dos povos indígenas. Além de aproximarmos pessoas, nós estamos presentes no dia-a-dia dos brasileiros, contribuindo para a preservação, manutenção e difusão da história do Brasil, através de ações como essa, que homenageia a Funai. A partir de agora, a Funai e o importante trabalho que tem sido desenvolvido nesse meio século de fundação, passa a integrar o rico acervo filatélico nacional", comemorou o vice-presidente de administração dos Correios.

 

O presidente da Funai afirmou que esse é um momento de agradecimento aos indígenas, servidores da Funai, órgãos governamentais e não governamentais e aos Correios, pelo apoio na celebração da data e na manutenção da cultura. Franklimberg também comorou a chegada dos 213 servidores nomeados no último concurso de 2015, que começam a trabalhar a partir de 28 de dezembro, e ressaltou a importância do trabalho do atual quadro de servidores do órgão.

 

"A Funai hoje comemora 50 anos de existência, mas sabemos que, na realidade, nosso trabalho está vivo na história do Brasil há um pouco mais de tempo, ainda no século passado, com a importante contribuição do Marechal Rondon. De 1967 até os dias de hoje, a Funai tem a responsabilidade de promover e proteger, por intermédio dos seus servidores, os direitos de mais de 1 milhão de indígenas brasileiros, representados por suas 305 etnias e de seus 274 idiomas. Essa não é uma missão fácil para um quadro de servidores reduzido, mas temos conseguido, através da responsabilidade triplicada desses servidores, atender aos nossos povos e garantir a preservação de sua cultura".

 

correio1Comprometimento com a causa indígena

 

Indígenas Terena do Mato Grosso do Sul fizeram questão de comparecer à cerimônia. O cacique Janis Reginaldo Terena ressaltou que o sentido deles virem a Brasília se faz pela forma como são recebidos pelos servidores da Funai. "Sabemos que encontramos aqui pessoas comprometidas com a nossa causa, começando pelo nosso presidente, que sempre faz questão de nos receber muito bem. Ver e ouvir de perto a solução para as demandas da nossa comunidade é muito melhor", enfatizou.

 

O vereador indígena Eber Reginaldo Vitorino, do município de Dois Irmãos do Buriti (MS), que prestigiou a inauguração da Funai, em 1967, afirmou que a Fundação é o órgão mais importante para os indígenas. "A Funai está completando 50 anos de luta a favor de nós, indígenas, sempre procurando defender os nossos direitos, resgatar a nossa cultura e preservar nossas tradições. Somos muitos gratos à Fundação Nacional do Índio", disse.

 

O evento contou também com a participação dos diretores de Promoção e Proteção ao Desenvolvimento Sustentável e Proteção Territorial, Rodrigo Faleiro e Azelene Inácio.

 

Programação de aniversário

 

As comemorações de 50 anos da Funai começaram em novembro e continuam pelo mês de dezembro. Fique por dentro:

 

- 04 a 08 de dezembro, no Centro de Formação em Política Indigenista da Funai, em Sobradinho: 1º Colóquio Indigenista

- 05 a 08 de dezembro, na Biblioteca da sede da Funai: Exibição do Filme "Mapimai – A Festa da Criação do Mundo segundo o Povo Paiter"

- 19 de dezembro, às 10h30, no auditório multiuso da sede da Funai: Medalha de Honra ao Mérito Indigenista

 

Participe!

 

Priscilla Torres

ASCOM Funai

Destaques

class=Foram publicados hoje (12), no Diário Oficial da União, os editais de convocação dos candidatos aprovados no último concurso da Funai de 2015 e residentes nos estados do Espírito Santo ou Paraná para a realização de...

class=Foi publicado nesta quinta-feira (14) o Edital nº 39/FUNAI/2017, que prorroga o prazo para inscrição do Concurso Interno de Remoção – CIR da Fundação Nacional do Índio para amanhã, 15 de dezembro, até às...

class=

Apoiado pela Funai e realizado pela Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) por meio do projeto "construir, exercer e fortalecer os direitos dos povos indígenas de Roraima", o...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05