Educadores que se destacaram durante o ano em Cacoal, RO, são homenageados

G1 2Professores e alunos que se destacaram durante o ano de 2017 em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, com o recebimento de prêmios municipais, regionais e nacionais, foram homenageados pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na manhã de quinta-feira (21), durante um evento realizado em um hotel.

 

A diretora da escola estadual Carlos Gomes, Bigair Carvalho, foi a vencedora do prêmio 'Gestão Escolar', fase estadual. Para conquistar o reconhecimento a gestora se inscreveu com dois projetos desenvolvidos na escola. Bigair concorreu com mais de 300 diretores escolares.

 

"Eu me inscrevi com o projeto 'Salas Ambientes', desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano. Nesse projeto cada professor tem a sua sala de aula e são os alunos que precisam mudar de sala para acompanhar as aulas. Com isso, melhorou a parte disciplinar, não tive mais problemas com fechaduras quebradas ou portas danificadas. As salas sempre estão organizadas, aumentando a qualidade de ensino", avalia a diretora.

 

O professor indígena Alexandre Suruí também foi um dos destaques da educação de Cacoal em 2017. O professor ganhou a etapa nacional do prêmio 'Respostas para o

Amanhã', com o projeto intitulado de 'Plantas Medicinais do Povo Paiter: Resgatando os Conhecimentos Tradicionais'. A divulgação foi feita no início do mês de dezembro, em uma cerimônia realizada em São Paulo.

 

"Eu aprendi muito com esse projeto e após ter trabalhado junto aos sabedores, eu vou seguir resgatando mais ainda a nossa cultura. Já estou com um livro praticamente pronto sobre o uso das plantas medicinais indígenas que poderá ser usado nas práticas pedagógicas. Agora já começo a pensar em outros projetos para o próximo ano", garantiu o professor.

 

A coordenadora da CRE, Marlene Cecconi, disse que esse ano foi de grande destaque para a educação cacoalense.

"Esse ano nos deixou muito orgulhosos, conquistamos muitos prêmios em nível nacional, estadual e municipal. Cacoal se tornou referência em modelo nacional pelas premiações conquistadas pelas escolas indígenas e regulares. Há muito tempo buscamos a qualidade na educação e a sociedade está conhecendo essa qualidade e passando a confiar mais na educação", destacou Cecconi.

 

Ingformações: G1 Cacoal e Zona da Mata

Destaques

class=Na tarde desta sexta-feira, Franklimberg de Freitas comunicou aos servidores o pedido de exoneração do cargo de presidente da Funai.

 

class=A política indigenista perdeu uma grande aliada na última quarta-feira, 18 de abril. Lylia da Silva Guedes Galetti, combatente das causas justas, representa o comprometimento democrático e horizontal com os direitos dos povos...

class=Hoje é dia de celebrar a importância cultural da herança indígena para o povo brasileiro. Esta contribuição se faz presente desde o hábito do banho diário até a nossa cultura alimentar. Aspectos tão simples que podem passar despercebidos no dia a dia, mas que atestam a presença indígena como fator determinante para nossa formação social, e que fazem parte da identidade do povo brasileiro: essa mistura de índios, brancos, negros e mestiços. Tal diversidade formadora do país é composta também pela diversidade da cultura indígena espalhada em 305 diferentes etnias e suas mais de 270 línguas.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05