Nota de pesar pelo falecimento do vice-cacique Marcelino Mineiro

A Funai lamenta profundamente o falecimento, na madrugada desta sexta-feira (5), do vice-cacique em exercício da Terra Indígena Guarita, Marcelino Mineiro, em decorrência de complicações após um procedimento cirúrgico realizado no hospital Santo Antônio de Tenente Portela. Informamos que as lideranças indígenas da T.I. Guarita solicitam luto oficial sobre o ocorrido e que a orientação do Ministério Público é de que seja realizada uma eleição para a escolha do novo cacique, o que ainda será deliberado e decidido pela comunidade indígena.

 

Ascom Funai

Destaques

class=Na tarde desta sexta-feira, Franklimberg de Freitas comunicou aos servidores o pedido de exoneração do cargo de presidente da Funai.

 

class=A política indigenista perdeu uma grande aliada na última quarta-feira, 18 de abril. Lylia da Silva Guedes Galetti, combatente das causas justas, representa o comprometimento democrático e horizontal com os direitos dos povos...

class=Hoje é dia de celebrar a importância cultural da herança indígena para o povo brasileiro. Esta contribuição se faz presente desde o hábito do banho diário até a nossa cultura alimentar. Aspectos tão simples que podem passar despercebidos no dia a dia, mas que atestam a presença indígena como fator determinante para nossa formação social, e que fazem parte da identidade do povo brasileiro: essa mistura de índios, brancos, negros e mestiços. Tal diversidade formadora do país é composta também pela diversidade da cultura indígena espalhada em 305 diferentes etnias e suas mais de 270 línguas.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05