Nota de pesar pelo falecimento de Laurita Krenak

Laurita Krenak 3Com grande pesar, informamos o falecimento, no último dia 8, de Laurita Krenak, uma das matriarcas do grupo e pessoa de grande destaque na luta pela retomada das terras do Povo Krenak e na preservação dos costumes e da língua de seu povo, tendo sido uma das poucas guardiãs dessa língua, que vem sendo recuperada pela comunidade.

 

 

Dona Laurita, já idosa, teve sua saúde mais debilitada com o grande sofrimento que teve com a morte do Rio Doce, o Sagrado Watu dos Krenak, provocada pelo crime ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, em cujas margens nasceu, viveu e será sepultada. Trata-se de uma grande perda para o Povo Krenak e para a cultura indígena brasileira. A Funai presta suas condolências aos familiares e a todo o Povo Krenak."

Destaques

class=

O povo Arara Shawãdawa da Terra Indígena Arara do Igarapé, interior do Acre, agora pode contar com a energia solar para se beneficiar dos derivados do cocão, palmeira da região do Juruá.

 

class=O governo do Estado do Rio de Janeiro publicou na última sexta-feira (12) o Decreto nº 46.218, que institui o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (Cedind), sem aumento de despesa. O órgão colegiado permanente tem...

class=Desde que assumiu a presidência da Funai, em julho de 2017, o presidente Franklimberg de Freitas tem atuado de forma capaz e eficiente para garantir os direitos e melhorar a qualidade de vida dos mais de um milhão de indígenas...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05