Nota de pesar pelo falecimento de Laurita Krenak

Laurita Krenak 3Com grande pesar, informamos o falecimento, no último dia 8, de Laurita Krenak, uma das matriarcas do grupo e pessoa de grande destaque na luta pela retomada das terras do Povo Krenak e na preservação dos costumes e da língua de seu povo, tendo sido uma das poucas guardiãs dessa língua, que vem sendo recuperada pela comunidade.

 

 

Dona Laurita, já idosa, teve sua saúde mais debilitada com o grande sofrimento que teve com a morte do Rio Doce, o Sagrado Watu dos Krenak, provocada pelo crime ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, em cujas margens nasceu, viveu e será sepultada. Trata-se de uma grande perda para o Povo Krenak e para a cultura indígena brasileira. A Funai presta suas condolências aos familiares e a todo o Povo Krenak."

Destaques

class=Cerca de 1.700 eleitores A'uwẽ Uptábi Xavante da Terra Indígena São Marcos devem realizar o recadastramento biométrico até o dia 29 de março. Durante este mês, um ônibus da prefeitura de Barra do Garças-MT tem feito o...

class="Muito obrigada a vocês, meus netos, que não têm vergonha de mostrar o costume dos antigos, dos velhos e dos nossos avós." Diante dos jovens da aldeia Bananal, na Terra Indígena Taunay/MS, uma senhora de 87 anos agradece, em frases melódicas, o registro das tradições Terena. Essa é uma das cenas de O índio velho - Memória ancestral, documentário sobre idosos indígenas lançado ontem (14) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em Brasília.

class=O ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, e o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, se reuniram com 34 lideranças indígenas do Médio Xingu em Altamira (PA) nessa terça-feira (12), na Coordenação...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05