Nota de pesar pelo falecimento de Laurita Krenak

Laurita Krenak 3Com grande pesar, informamos o falecimento, no último dia 8, de Laurita Krenak, uma das matriarcas do grupo e pessoa de grande destaque na luta pela retomada das terras do Povo Krenak e na preservação dos costumes e da língua de seu povo, tendo sido uma das poucas guardiãs dessa língua, que vem sendo recuperada pela comunidade.

 

 

Dona Laurita, já idosa, teve sua saúde mais debilitada com o grande sofrimento que teve com a morte do Rio Doce, o Sagrado Watu dos Krenak, provocada pelo crime ambiental causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, em cujas margens nasceu, viveu e será sepultada. Trata-se de uma grande perda para o Povo Krenak e para a cultura indígena brasileira. A Funai presta suas condolências aos familiares e a todo o Povo Krenak."

Destaques

class=

A importância dos povos indígenas para a conservação ambiental e para conter o aquecimento do Planeta foi debatida nesta terça-feira (6) em nova rodada do Diálogo Talanoa, processo criado no âmbito internacional para...

class=O presidente da Fundação Nacional do Índio, Wallace Moreira Bastos, visitou a Aldeia Bacaval e conheceu as lavouras mecanizadas da Terra Indígena Utiariti, noroeste do Mato Grosso, no último dia 30. "Este exemplo do Povo...

class=Na última quinta-feira (1º), o presidente da Funai, Wallace Bastos, e o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Chris Langley, compartilharam experiências sobre o trabalho dos dois países em prol dos povos originários.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05