Arara Shawãdawa optam pela energia sustentável

energiasolar

O povo Arara Shawãdawa da Terra Indígena Arara do Igarapé, interior do Acre, agora pode contar com a energia solar para se beneficiar dos derivados do cocão, palmeira da região do Juruá.

 

 

O projeto, idealizado pelos próprios indígenas via cooperativa Pushuã, foi selecionado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre e, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na região - Sema, recebeu o apoio necessário para se tornar realidade e beneficiar a comunidade na produção da amêndoa seca e carvão, produtos derivados do cocão.

 

Com o objetivo de diminuir o uso do óleo diesel, os Shawãdawa optaram por utilizar uma fonte de energia renovável e sustentável: a energia solar. Com o apoio direto da Sema no financiamento, assistência técnica e capacitações, semana passada, na aldeia Raimundo Vale, a comunidade indígena já pôde ver 80% de sua fábrica de extração funcionar à base de energia limpa.

 

ararashawadawa

A preocupação dos Sahawãdawa em utilizar seus recursos evitando, ao máximo, a agressão à natureza, é apenas mais uma demonstração da desenvolvida relação de respeito e harmoniosa convivência a que se propõem com o meio ambiente.

 

 

 

Kezia Abiorana

Ascom/Funai

 

 

Destaques

class=

A Funai promove hoje (20), em Brasília, a Oficina para Troca de Experiências em Informações Geoespaciais, diálogo entre o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e o órgão indigenista com o intuito de incentivar o compartilhamento de experiências relacionadas aos métodos de georreferenciamento adotados pelas duas instituições.

class=
Entre os cerca de mil cafeicultores de Rondônia que participaram da etapa classificatória do concurso nacional neste ano, 3 produtores indígenas foram classificados entre os 30 melhores do Brasil. Luan Suruí, Valdir Aruá, e...

class=

Inaugurada na última terça-feira (13), a nova sede da Coordenação Regional (CR) Centro-Leste do Pará é, sem dúvida, o prédio mais moderno do centro de Altamira/PA. Mas a grandeza dos vidros espelhados, piso de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05