Arara Shawãdawa optam pela energia sustentável

energiasolar

O povo Arara Shawãdawa da Terra Indígena Arara do Igarapé, interior do Acre, agora pode contar com a energia solar para se beneficiar dos derivados do cocão, palmeira da região do Juruá.

 

 

O projeto, idealizado pelos próprios indígenas via cooperativa Pushuã, foi selecionado no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre e, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na região - Sema, recebeu o apoio necessário para se tornar realidade e beneficiar a comunidade na produção da amêndoa seca e carvão, produtos derivados do cocão.

 

Com o objetivo de diminuir o uso do óleo diesel, os Shawãdawa optaram por utilizar uma fonte de energia renovável e sustentável: a energia solar. Com o apoio direto da Sema no financiamento, assistência técnica e capacitações, semana passada, na aldeia Raimundo Vale, a comunidade indígena já pôde ver 80% de sua fábrica de extração funcionar à base de energia limpa.

 

ararashawadawa

A preocupação dos Sahawãdawa em utilizar seus recursos evitando, ao máximo, a agressão à natureza, é apenas mais uma demonstração da desenvolvida relação de respeito e harmoniosa convivência a que se propõem com o meio ambiente.

 

 

 

Kezia Abiorana

Ascom/Funai

 

 

Destaques

class=Nos autos da Ação Civil Pública nº 1004249-82.2018.4.01.3200, foi determinada, em sede liminar, a convocação e nomeação imediata dos aprovados excedentes do concurso da Funai, realizado em 2016. Ocorre que, em fase da...

class=A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR) lança o Manual de Jurisprudência dos Direitos Indígenas. A publicação traz 26 temas de direitos indígenas discutidos a partir de casos concretos, com a compilação das principais decisões de tribunais nacionais e internacionais em cada temática analisada. A obra tem como objetivo subsidiar a atuação de membros do Ministério Público Federal na defesa de direitos dos povos originários, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, além de estudantes e pesquisadores.

class=O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) instituiu grupo de trabalho para discussão de assuntos voltados ao acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos, impactos sociais e desempenho das ações da Rede de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05