Primeira Reserva Indígena do Ceará é entregue ao povo Anacé

anaceEm solenidade da qual participou o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas, o Governo do Estado do Ceará entregou à comunidade Anacé uma área de 543 hectares no município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). A ação beneficiou 163 famílias indígenas, realocadas de suas aldeias para a Reserva Taba dos Anacé, situada no quilômetro 13 da CE-085, uma iniciativa pioneira no Nordeste.

 


A transformação destas vidas ocorreu por conta de parcerias cumpridas entre o governo cearense e as prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, com apoio técnico da Funai e do DSEI-CE / Sesai. Cada família hoje habita uma casa-padrão com cerca de 80m2. A Reserva dispõe de acesso viário e arruamento urbanizados, água encanada, saneamento, eletricidade e iluminação pública.


Os Anacé passam a contar ainda com a Escola Indígena "Direito de Aprender do Povo Anacé" e com a Unidade Básica de Saúde "Dr. Francisco de Araújo Macedo Filho". O presidente da Funai considerou a ação "um exemplo a ser oportunamente replicado em outras regiões do País." "Reitero aqui o agradecimento da Funai ao governador Camilo Santana e seu secretariado, aos prefeitos Naumi Amorim e Cláudio Pinho, ao DSEI-CE e quero parabenizar o povo Anacé pela conquista que resultou destas parcerias", disse.anace2


Franklimberg de Freitas ainda recebeu, junto ao coordenador regional da Funai, Luís Maia, documentos com demandas dos povos indígenas do Ceará. O dia de trabalho foi produtivo, contabilizando também reuniões com alguns grupos de lideranças, visitas a aldeias e a confirmação de que a CR Nordeste II efetivamente recuperou 9 tratores, 8 viaturas e um caminhão, essenciais no atendimento aos indígenas, através de recursos obtidos ao final de 2017. Nesta quarta-feira (07) ele deverá encontrar representações das etnias cearenses e visitar a atual sede da Funai em Fortaleza, comandando uma mesa-redonda junto aos servidores do órgão.

 

Marco Antônio Krichanã

Coordenação Regional Nordeste II

Destaques

class=Ontem (24), a Funai participou de audiência na Câmara dos Deputados sobre a erradicação do sub-registro de nascimento. O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cáritas Brasileira.

 

class=O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) acaba de ter sua continuidade garantida após meses de negociação junto à execução do Plano de Proteção Territorial do Médio Xingu (PPTMX).

 

class=Na última quinta-feira(17), a Funai em Cacoal-RO promoveu a primeira edição do Dia Especial para Cafeicultura Indígena junto ao povo Paiter Surui, na Terra Indígena Sete de Setembro.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05