Livros do Programa de Capacitação em Proteção Territorial disponíveis para download

A Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial disponibiliza para download os 7 livros que compõem o Programa de Proteção para Proteção Territorial.

 

O Programa de Capacitação em Proteção Territorial é voltado para indígenas e servidores da Funai e tem como objetivo principal promover a construção de estratégias de proteção territorial voltadas para a prevenção de ilícitos dentro de terras indígenas.

 

Trabalhando temas transversais à proteção territorial, pretende-se levantar discussões junto às comunidades indígenas e servidores da Funai sobre a gestão territorial e ambiental, proporcionando processos educativos centrados na construção de conhecimentos híbridos para o enfrentamento coletivo do conjunto de desafios que se colocam aos povos indígenas e ao órgão oficial indigenista na atualidade. E assim, buscar novas oportunidades e estratégias de desenvolvimento, gestão e proteção das terras indígenas que reconheçam os conhecimentos e as práticas tradicionais indígenas, que respeitem e garantam os direitos, os modos de organização e a autonomia indígena.

 

Este Programa esteve inserido no PPA 2012-2015 e consta no atual (2016-2019) sendo os módulos de capacitação desenvolvidos pela Funai, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (Deutsche Gesellschaft für Internacional Zusammenarbeit - GIZ).

Por aperfeiçoar o desenvolvimento profissional dos servidores da Funai, o Programa de Capacitação esta contemplado ainda no Plano Anual de Capacitação da Funai, elaborado a partir do Levantamento das Necessidades de Capacitação.

 

Fazem parte da coleção os seguintes títulos:

1. Noções Gerais de Legislação Indigenista e Ambiental;
2. Cartografia Básica e Uso de GPS em Terras Indígenas;
3. Prevenção e Monitoramento de Incêndios Florestais em Terras Indígenas;
4. Vigilância e Proteção de Terras Indígenas;
5. Serviços Ambientais: o papel das Terras Indígenas;
6. Monitores Territoriais Indígenas;
7. Uso Preventivo e Manutenção Básica de Equipamentos e Veículos.

 

Livros para download. 

 

Destaques

class=Ontem (24), a Funai participou de audiência na Câmara dos Deputados sobre a erradicação do sub-registro de nascimento. O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cáritas Brasileira.

 

class=O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) acaba de ter sua continuidade garantida após meses de negociação junto à execução do Plano de Proteção Territorial do Médio Xingu (PPTMX).

 

class=Na última quinta-feira(17), a Funai em Cacoal-RO promoveu a primeira edição do Dia Especial para Cafeicultura Indígena junto ao povo Paiter Surui, na Terra Indígena Sete de Setembro.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05