Semana dos Povos Indígenas em São Félix do Xingu é tema de reunião entre presidente da Funai e representantes do Pará

semana4O presidente Franklimberg de Freitas se reuniu esta semana com a prefeita de São Félix do Xingu (PA), Minervina Barros, o vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho; a secretária municipal de educação, Viviane Cunha e a secretária de turismo, Vanessa Gregório, para tratar sobre a Semana dos Povos Indígenas, evento tradicional no município que ocorre de 15 a 19 de abril.

 

 

"A Funai faz questão de participar da Semana por entender a importância do evento para recebermos as principais demandas dos indígenas da região, que muitas vezes não conseguem vir à Brasília para apresentá-las", ressaltou o presidente.

 

Durante a Semana, que está em sua 6ª edição, são desenvolvidas diversas atividades que promovem cidadania, cultura, esporte e saúde aos povos indígenas. Ações de emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento à saúde voltado à área da cardiologia, oficinas de fotografia, áudio e outras atividades culturais abrangerão os mais de 10 povos que participam do evento, entre eles os Kayapó, Xikrin, Juruna, Waiwai, Tembé, Parakanã e Gavião Kykatejê.presidenteeprefeita

 

A participação das lideranças Sônia Guajajara e Cacique Raoni já está confirmada para o evento que, este ano, terá como tema o empoderamento da mulher indígena. Representantes governamentais também comparecem anualmente, o que permite que as comunidades possam expor suas principais demandas.

 

No ano passado, participaram cerca de 5000 indígenas. Mais de 1500 documentos foram emitidos, 350 eletrocardiogramas realizados, houve atendimento ginecológico, visual e cardiológico. Ao final, o evento é encerrado com uma passeata cujo tema sempre é escolhido pelos povos participantes.

 

 

Kézia Abiorana

Ascom/Funai

Destaques

class=

 

A Terra Indígena (TI) Kaxuyana/Tunayana é de posse permanente dos povos originários. A portaria publicada pelo Ministério da Justiça na última quinta-feira (20) declara posse permanente da área, localizada entre o estados do Pará e Amazonas, aos povos Kaxuyana, Tunayana, Kahyana, Katuena, Mawayana, Tikiyana, Xereu-Hixkarayana, Xereu-Katuena e três grupos de indígenas isolados que vivem na região.

class=Ocorreu, nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Palácio do Itamaraty em Brasília/DF, o Seminário Internacional sobre Metodologias e Instrumentos de Mensuração da Cooperação Internacional, organizado pela Agência...

Posto Ikpeng - Foto: Mário Vilelaclass=Começou ontem (17), na Sede da Funai, em Brasília, a I Oficina sobre o Papel da Funai na Saúde dos Povos Indígenas, que tem como prioridade a elaboração de uma Instrução Normativa (IN) sobre o tema.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05