Comunidade Tingui-Botó recebe caminhão para auxiliar em atividades agrícolas

tinguiboto2O povo Tingui-Botó de Feira Grande (AL) recebeu na última terça-feira (15) um caminhão F400, adquirido em licitação de 2017, promovida pela Coordenação Regional da Funai de Cuiabá.

 

Rodrigo Orestes, Coordenador Regional do Nordeste I, em Alagoas, se disse satisfeito com o trabalho realizado em prol da conquista dos Tingui-Botó: "Para nós que temos acompanhado de perto a necessidade da comunidade, que é a maior no Estado de Alagoas na produção de batata, é gratificante vê-los recebendo esse veículo".

Reivindicação antiga da comunidade, o veículo com capacidade de carga de 8,3 toneladas conferirá mobilidade e autonomia nas atividades produtivas que, no caso dos Tingui-Botó de Alagoas, baseia-se, principalmente, no cultivo de tubérculos como batata-doce, mandioca e derivados, agricultura e pecuária de subsistência.

A comunidade indígena, que antes fretava veículos, agora poderá transportar insumos e fazer o escoamento da produção, reduzindo os custos e usufruindo dos benefícios provenientes do retorno financeiro.

Ascom/Funai 

Destaques

class=Ontem (24), a Funai participou de audiência na Câmara dos Deputados sobre a erradicação do sub-registro de nascimento. O debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias também contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cáritas Brasileira.

 

class=O Centro de Monitoramento Remoto (CMR) acaba de ter sua continuidade garantida após meses de negociação junto à execução do Plano de Proteção Territorial do Médio Xingu (PPTMX).

 

class=Na última quinta-feira(17), a Funai em Cacoal-RO promoveu a primeira edição do Dia Especial para Cafeicultura Indígena junto ao povo Paiter Surui, na Terra Indígena Sete de Setembro.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05