Aberta exposição sobre cotidiano das comunidades Guarani

nossojeitodeserguaraniNesta quarta-feira (11), o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) inaugurou a exposição Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser Guarani. 

O trabalho, aberto ao público até agosto de 2019, é resultado da colaboração entre o museu e cinco comunidades da região litorânea do Paraná: Pindoty, da Terra Indígena (TI) Ilha da Cotinga/Paranaguá, Kuaray Guata Porã, da TI Cerco Grande-Guaraqueçaba, Guaviraty e Karaguata Poty, da TI Sambaqui/Pontal do Paraná e Kuaray Haxa de Morretes. 

 

Para mostrar o cotidiano dessas comunidades tradicionais, a exposição traz ao público aspectos da forma de vida, arte, cosmologia e religiosidade Guarani a partir do artesanato, apresentando o contraste entre peças fabricadas para venda aos jurua (não indígenas) e os objetos tradicionais, voltados para as dinâmicas próprias das comunidades Guarani Mbya.

 

A mostra é parte do projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR que, sob financiamento do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, desenvolve ações em vários municípios da região litorânea do Paraná em parceria com associações de comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos. 

 

 

 

Com informações do MAE-UFPR

 

Destaques

class="A terra é meu coração, a água é meu sangue e o ar é meu espírito". Essa frase era conhecida como a ideologia do Cacique Geral João Arrezomae, falecido na manhã desta segunda-feira (16), na aldeia Kamae, da Terra...

class=Representantes dos povos Macro-Jê reuniram-se a indigenistas, linguistas, antropólogos e educadores no IX Encontro Macro-Jê, realizado na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) entre os dias 19 a 22.

class=O curta-metragem "Festa dos Encantados", inspirado no projeto Alma Brasileira – Coisa de Índio, produzido pela Coletivo 105, Idade da Pedra e Instituto Makarapy, é vencedor do Prêmio Mercosul de Direitos Humanos no 22º...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05