Presidência e associação de servidores discutem política indigenista e fortalecimento institucional

INA

 

No último dia 28, o presidente Wallace Bastos se reuniu com servidores da Indigenistas Associados (INA), em Brasília, para conhecer o trabalho da associação e dialogar sobre assuntos que dizem respeito à política indigenista e ao fortalecimento da Funai.

 

Andrea Prado, presidente da INA, representantes do Conselho Executivo e demais associados lotados em Brasília apresentaram ao presidente os objetivos da entidade, trabalhos realizados durante um ano e três meses de atuação, além das principais ações e pautas da associação guiadas sob "a perspectiva da autonomia dos povos indígenas em defesa do estado pluriétnico e democrático", como definiram os associados.

O encontro se mostrou como primeiro passo para criação de espaço de diálogo entre a atual gestão e os servidores para tratar assuntos que dizem respeito à política indigenista. Discutiu-se, ainda que de forma inicial, o Parecer 001/2017/AGU, a importância de dar continuidade ao Colóquio Indigenista, nomeação dos aprovados no último concurso, o curso de formação para servidores, humanização do ambiente de trabalho, espaço de acolhimento indígena e de venda de artesanato na sede da Funai, em Brasília, a situação das unidades descentralizadas do órgão, nomeações e outros assuntos.

Wallace Bastos declarou apoio ao diálogo intrainstitucional e comentou: "Nosso papel é viabilizar as necessidades e desejos dos servidores. Precisamos materializar as necessidades da Funai e temos que ouvir vocês."

A Indigenista Associados é uma das associações de servidores da Funai. Com 93 filiados, a INA está presente em 19 Coordenações Regionais, quatro Coordenações Técnicas Locais e três Frentes de Proteção Etnoambientais. A estrutura da associação prevê a filiação de servidores, colaboradores e demais cidadãos favoráveis às causas indígenas. Atualmente, as principais ações são o Grupo de Estudos sobre o Parecer 001/2017/AGU, o provimento adicional de 50% dos aprovados do concurso de 2016 e atuação em prol da instauração do plano de carreira para os servidores.



Assessoria de Comunicação/Funai 

Destaques

class=(Sorriso-MT, 18/09/2020) O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (18) 1.665 Títulos de Domínio (TD) para famílias de agricultores assentados de Mato Grosso. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair...

class=Em parceria com o Museu do Índio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida crianças e adolescentes indígenas, entre 3 a 15 anos, a mostrar o seu talento e criatividade para participar da montagem da...

class=O canal do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no Youtube realiza no próximo sábado (19), às 16h, a live 'O Céu Tikuna em Movimento'. A Live apresenta as interpretações do céu pela etnia Tikuna, trazendo um olhar diferente da astronomia ocidental.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05