Presidência e associação de servidores discutem política indigenista e fortalecimento institucional

INA

 

No último dia 28, o presidente Wallace Bastos se reuniu com servidores da Indigenistas Associados (INA), em Brasília, para conhecer o trabalho da associação e dialogar sobre assuntos que dizem respeito à política indigenista e ao fortalecimento da Funai.

 

Andrea Prado, presidente da INA, representantes do Conselho Executivo e demais associados lotados em Brasília apresentaram ao presidente os objetivos da entidade, trabalhos realizados durante um ano e três meses de atuação, além das principais ações e pautas da associação guiadas sob "a perspectiva da autonomia dos povos indígenas em defesa do estado pluriétnico e democrático", como definiram os associados.

O encontro se mostrou como primeiro passo para criação de espaço de diálogo entre a atual gestão e os servidores para tratar assuntos que dizem respeito à política indigenista. Discutiu-se, ainda que de forma inicial, o Parecer 001/2017/AGU, a importância de dar continuidade ao Colóquio Indigenista, nomeação dos aprovados no último concurso, o curso de formação para servidores, humanização do ambiente de trabalho, espaço de acolhimento indígena e de venda de artesanato na sede da Funai, em Brasília, a situação das unidades descentralizadas do órgão, nomeações e outros assuntos.

Wallace Bastos declarou apoio ao diálogo intrainstitucional e comentou: "Nosso papel é viabilizar as necessidades e desejos dos servidores. Precisamos materializar as necessidades da Funai e temos que ouvir vocês."

A Indigenista Associados é uma das associações de servidores da Funai. Com 93 filiados, a INA está presente em 19 Coordenações Regionais, quatro Coordenações Técnicas Locais e três Frentes de Proteção Etnoambientais. A estrutura da associação prevê a filiação de servidores, colaboradores e demais cidadãos favoráveis às causas indígenas. Atualmente, as principais ações são o Grupo de Estudos sobre o Parecer 001/2017/AGU, o provimento adicional de 50% dos aprovados do concurso de 2016 e atuação em prol da instauração do plano de carreira para os servidores.



Assessoria de Comunicação/Funai 

Destaques

class=A Funai completa mais uma importante etapa na proteção dos povos indígenas isolados da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, localizada no município de Colniza, noroeste do Mato Grosso, declarada de posse permanente do povo...

class=Entre os dias 10 e 14 deste mês, servidores responsáveis pelo trabalho com povos indígenas isolados e de recente contato em todo país estiveram em Brasília para realizar o alinhamento anual de atividades.

class=Representantes de 30 Coordenações Regionais, Museu do Índio e Sede da Funai participaram do "Seminário de Encerramento do Exercício 2018", em Brasília, na última terça-feira (11). Realizado pela Coordenação-Geral de...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05