Ansef se reúne com Presidente da Funai e enfatiza a importância do Plano de Carreira Indigenista

reuniao ansef b edCriar um vínculo e trabalhar em parceria com a Funai, visando ao bem-estar dos associados, servidores e indígenas foi o objetivo da reunião da Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef) com o Presidente da Funai, Wallace Bastos, na última segunda-feira (15), na Sede da Fundação, em Brasília, Distrito Federal.


Fundada há 34 anos, a Ansef é uma entidade de proteção de direitos dos servidores, com o intuito de promover assistência social, jurídica e bem-estar, de caráter reivindicativo, cultural, recreativo, assistencial e político, que tem por objetivo o apoio e a orientação de seus associados, em todo território nacional, na execução de objetivos e metas comuns.

 

Para Claudia Bandeira, Presidente da Associação, "ao longo dos anos, o caráter mais recreativo da Ansef foi se modificando em função das necessidades que foram surgindo. A gente criou um Departamento Jurídico de apoio aos servidores, entendendo que eles precisam ter esse respaldo e isso tem sido interessante, pois a maioria dessas pessoas não sabia a quem recorrer". Claudia falou sobre o número de associados, superior a mil servidores, dentre os quais muitos estão se aposentando, e chamou a atenção para a importância do acolhimento e reconhecimento do trabalho destas pessoas, cujos registros históricos nenhuma instituição se propõe a acolher.

Um dos objetivos da reunião foi falar sobre a realização de um Seminário com a temática de Política Indigenista. Além disso, a Associação reafirmou a importância da implementação do Plano de Carreira Indigenista e do estreitamento da relação com a Funai nos diversos assuntos que sejam de interesse comum da Fundação e de seus servidores.

Rogério Oliveira, Diretor de Assuntos Jurídicos da Ansef, enfatizou a importância do diálogo dos servidores da Funai com os Povos Indígenas. "O melhor servidor da Funai é aquele que vivencia as dinâmicas dos povos indígenas e é capaz de se antecipar às suas demandas", destacou. Para Bastos, deve-se diminuir o hiato geracional entre os servidores da Funai que estão prestes a se aposentar e os novos servidores, de forma que haja uma troca de experiências cada vez mais intensa.

Hilda Azevedo, vice-Presidente da Ansef, expôs as dificuldades enfrentadas pela Funai, mas afirmou que "a gente tem tentado esse diálogo, pois a Ansef vai ficar para esses servidores que estão chegando. A Associação é dos servidores e para os servidores".

Bastos foi receptivo a todas as demandas e afirmou que o Plano de Carreira será prioridade em sua gestão. "A gente tem que batalhar pelo Plano de Carreira incessantemente para conseguir reestruturar a Funai de novo", afirmou.

Ana Carolina Vilela
Assessoria de Comunicação Social/Funai

Destaques

class=

Preconceitos e estereótipos contra povos indígenas podem ser vencidos desde cedo e a escola tem relevante papel nessa contribuição à sociedade. Em Altamira, a partir da parceria entre a Coordenação Regional (CR)...

equipe

Terminou na última sexta-feira (19), na aldeia Cartucho, município de Santa Isabel do Rio Negro (AM), divisa com a Colômbia e a Venezuela, mais uma etapa do Programa Sesai em Ação: Saúde Indígena Brasil Adentro!, que tem como objetivo apoiar a oferta de ações complementares à atenção básica e especializada de saúde em áreas de difícil acesso geográfico em benefício da população indígena, evitando, assim, o deslocamento de famílias para tratamento em centros urbanos. Este ano, o projeto, em parceria com a Funai, atendeu as 23 etnias indígenas que abrangem a jurisdição da Coordenação Regional do Rio Negro, incluindo os Yanomami.

class=A Funai prorrogou a data de entrega das propostas da Chamada Pública nº 001/2019 para o dia 26 de abril. Serão beneficiadas aldeias indígenas próximas aos municípios de Marabá e Itaituba (PA), Tabatinga (AM), Palmas (TO) e Imperatriz (MA). Os recursos para a instituição que será selecionada somam o total de R$ 500 mil.

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05