Embaixador neozelandês visita Funai e ressalta parcerias bem-sucedidas com o Brasil

CHRISLANGLEY FUNAINa última quinta-feira (1º), o presidente da Funai, Wallace Bastos, e o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Chris Langley, compartilharam experiências sobre o trabalho dos dois países em prol dos povos originários.

 

Enquanto o Brasil lida com o desafio de promover e proteger os direitos de 305 etnias, a Nova Zelândia também se envolve na preservação étnica e cultural do único povo nativo do país, os Maori.

Bastos apresentou ao embaixador e sua equipe o trabalho da Funai no território nacional, enfatizando o comprometimento na demarcação  e na proteção das áreas de ocupação tradicional. "Cabe a nós garantir também as condições necessárias para que os indígenas vivam com dignidade nas regiões demarcadas", declarou o presidente.

Langley e Jaqueline Gil, assessora sênior de políticas públicas da embaixada, trouxeram como exemplos da relação de sucesso entre Brasil e Nova Zelândia na defesa e promoção da cultura e direitos dos povos originários a exposição Tuku Iho: Legado Vivo Maori, que apresentou a Haka (dança Maori), performances e artefatos culturais desse povo no Rio de Janeiro, em 2015, e a parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Massey em prol da revitalização das línguas indígenas brasileiras com base no projeto Kohanga Reo (ninhos de língua), responsável pela incrível revitalização da Te Reo Māori, língua dos nativos neozelandeses.CHRISLANGLEY FUNAI3

 

Os resultados das iniciativas são os melhores. À época da exposição, os Maori que vieram ao Brasil esculpiram uma embarcação típica da região em que habitam. Os indígenas Kayapó foram responsáveis pelo entalhamento de grafismos construindo, em parceria com os Maori, um objeto único que traz em si a união artística de povos originários de continentes geograficamente opostos.

Já o Kohanga Reo, responsável pela considerável reversão da tendência de desaparecimento da língua Maori, foi inspiração para a doutoranda Kaingang Márcia Nascimento que, ao lado do professor Marcus Maia, também da UFRJ, e de Chang Wang, antropóloga do Museu do Índio, viajou rumo à Nova Zelândia para conhecer os métodos desenvolvidos pelos próprios Maori e aplicá-los em prol da revitalização da língua indígena Kaingang. O acordo trouxe, também, professores neozelandeses, alguns deles Maori, para conhecerem a Terra Indígena Nonoai, habitada pelos Kaingang no Rio Grande do Sul.*

Bastos e Langley terminaram o encontro falando sobre exemplos de turismo e produção em terras indígenas brasileiras que poderiam inspirar atividades semelhantes na Nova Zelândia. O embaixador também mostrou interesse em apoiar o Brasil na missão de garantir os direitos dos povos originários. Bastos mostrou-se grato e declarou que toda ajuda, seja técnica ou financeira, é bem-vinda.


 


Kézia Abiorana

Assessoria de Comunicação/Funai 

 

 

 

*Referência: NASCIMENTO, Marcia; MAIA, Marcus; WHAN, Chang. O ninho de língua Tu Roa de Otaki, Nova Zelândia. https://lefufrj.files.wordpress.com/2017/09/ninho-de-lc3adngua-tu-roa-de-otaki-maia-nascimento-chang.pdf > acesso em 06/11/2018

 

Destaques

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Promover e proteger os direitos sociais, culturais e de cidadania dos povos indígenas no Brasil, a partir do respeito à diversidade e à organização específica de cada povo, é umas das competências da Funai que exigem grande mobilização e conhecimento técnico. Durante o ano de 2018, a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) coordenou e apoiou diversas ações por todo Brasil que retratam o compromisso da instituição em fortalecer instrumentos e iniciativas que garantam os direitos das populações indígenas.

class=Em relação às matérias equivocadamente veiculadas na imprensa sobre o recém-empossado presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg de Freitas, não ter cumprido o período de quarentena estabelecido por lei ao...

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Há menos de 20 dias do início de 2019 e algumas instituições de ensino superior do país já estão envolvidas em diferentes fases dos processos seletivos específicos para admissão de alunos indígenas. Encerram hoje (18) as inscrições para o Vestibular 2019 do curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 
 
 

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