Seminário que encerra o exercício de 2018 reúne Coordenações Regionais de todo o país

todas crsRepresentantes de 30 Coordenações Regionais, Museu do Índio e Sede da Funai participaram do "Seminário de Encerramento do Exercício 2018", em Brasília, na última terça-feira (11). Realizado pela Coordenação-Geral de Orçamento, Contabilidade e Finanças (CGOF/DAGES), o evento discutiu questões administrativas e apontou um aumento de recursos orçamentários para a Fundação Nacional do Índio em 2019.


Imagem de capa: Ao microfone, o presidente da Funai, Wallace Bastos, ao lado do coordenador-geral de Orçamento e Finanças, Ricardo Cardoso (fotos: André Benício Amorim)

 

rodrigo edPara o orçamento do próximo ano há uma projeção de incremento de 17% em relação ao ano de 2018. A proposta orçamentária – encaminhada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) – é de cerca de R$ 170,5 milhões relativos a custeio e investimento (despesas discricionárias), destacou o coordenador de Orçamento e Finanças, Wendell Carlos de Araújo. De acordo com ele, nos últimos anos a Fundação Nacional do Índio "tem demonstrado alto índice de empenho dos recursos".

O presidente da Funai, Wallace Bastos, salientou a necessidade de ampliar a aproximação entre as CR's e a Sede da Fundação. "É algo com que eu tenho me preocupado muito. Eu tenho orientado muito o nosso pessoal para que a gente faça mais eventos como esse no próximo ano, duas ou três vezes. Para que a gente vá estreitando esse relacionamento e tirando dúvidas. Isso é fundamental", comentou.azelene ed c

 


"Com certeza o evento realizado pela Diretoria de Administração e Gestão (DAGES), vai contribuir para o fortalecimento e desempenho da Funai. Muitas vezes, a tarefa árdua do operador de despesas [o servidor] acaba sendo invisível, mas sem ele nada acontece", afirmou o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Paranhos Faleiro.

 

A diretora de Proteção Territorial, Azelene Inácio, ressaltou a importância da atividade administrativa exercida por "servidores empenhados no trabalho de gestão. A atividade meio e a questão administrativa são muito relevantes", afirmou.

(continuação: página 2)

 

Destaques

class=

 

Há menos de 20 dias do início de 2019 e algumas instituições de ensino superior do país já estão envolvidas em diferentes fases dos processos seletivos específicos para admissão de alunos indígenas. Encerram hoje (18) as inscrições para o Vestibular 2019 do curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

class=

 

Nomeado pelo Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira (16), o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg de Freitas, tomou posse hoje (17) no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ministra Damares Alves fez questão de ressaltar que a nomeação de Freitas não se deve a nenhuma indicação política, mas ao seu perfil técnico e sua paixão pela causa indígena.

class=O general do Exército Brasileiro Franklimberg de Freitas reassumiu a presidência da Fundação Nacional do Índio nessa quarta-feira (16). A nomeação foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Freitas, que toma posse hoje, pediu exoneração do cargo em abril de 2018, após presidir o órgão por quase um ano.(Acompanhe aqui parte do trabalho desenvolvido por ele durante o período em que presidiu a Funai).

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05