Implantação do SEI na Funai atinge meta em 2018 e abarca trinta e sete novas unidades descentralizadas no sistema

WhatsApp Image 2018-12-31 at 10.28.55Um importante resultado foi divulgado nos últimos dias pelo Conselho Gestor do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Em 2018, todas as trinta e sete Coordenações Regionais inseridas no planejamento anual foram contempladas com a implantação do sistema.

 

Segundo Silvana de Oliveira, integrante do Conselho Gestor do SEI, os impactos positivos desse resultado desdobram-se de formas variadas. "Em primeiro lugar, reflete numa questão da economicidade. Tivemos uma economia com serviço de malote de cerca de R$ 20 mil por mês. Outro aspecto foi a celeridade dos encaminhamentos das descentralizadas para atendimento na Sede. Os processos levavam até 30 dias para chegarem fisicamente à Brasília, por possuírem em muitos casos uma logística multimodal. O respeito ao princípio da publicidade é outro elemento que ficou extremamente otimizado, tanto para o público, quanto para servidores, atendendo às premissas da Lei de Acesso à Informação", afirmou.

 

A servidora, que participou da implantação em diversas unidades descentralizadas, falou ainda sobre dificuldades e especificidades regionais, além da receptividade dos servidores às mudanças. "A primeira região implantada, do Médio Purus, precisou de apoio da equipe da Sede, porque a localidade não possuía infraestrutura básica de internet. Outra realidade impactante foi em relação à dificuldade dos servidores que não possuíam um grande aparato técnico relacionado à tecnologia. No entanto, apesar das dificuldades, eles estavam otimistas e deram um retorno muito positivo. Todo processo envolveu muita humanização e inclusão. Os colegas estavam envolvidos com a mudança", disse Silvana.

 

O intuito do Conselho Gestor é dar continuidade ao processo de informatização nos órgãos descentralizados da Funai. Casos das coordenações regionais recém-criadas em João Pessoa-PB e Guarapuava-PR. As ações para o próximo ano, entretanto, não se resumem à implantação do sistema. O aperfeiçoamento e implantação de novas funcionalidades, a melhoria contínua do suporte técnico e a capacitação dos usuários serão premissas para 2019.

 

Sobre o SEI

 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi adotado por toda a administração pública federal, conforme Decreto nº 8.539/15, com o objetivo de dar transparência e eficiência ao serviço público. No Sistema, o servidor recebe e produz documentos, como ofícios, memorandos, despachos. Esses documentos são enviados ao destinatário de forma imediata e podem ser acessados de qualquer lugar, pela Internet.

 

Vagner Campos

Assessoria de Comunicação

Destaques

class=

 

Há menos de 20 dias do início de 2019 e algumas instituições de ensino superior do país já estão envolvidas em diferentes fases dos processos seletivos específicos para admissão de alunos indígenas. Encerram hoje (18) as inscrições para o Vestibular 2019 do curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

class=

 

Nomeado pelo Diário Oficial da União (DOU) nessa quarta-feira (16), o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg de Freitas, tomou posse hoje (17) no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A ministra Damares Alves fez questão de ressaltar que a nomeação de Freitas não se deve a nenhuma indicação política, mas ao seu perfil técnico e sua paixão pela causa indígena.

class=O general do Exército Brasileiro Franklimberg de Freitas reassumiu a presidência da Fundação Nacional do Índio nessa quarta-feira (16). A nomeação foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Freitas, que toma posse hoje, pediu exoneração do cargo em abril de 2018, após presidir o órgão por quase um ano.(Acompanhe aqui parte do trabalho desenvolvido por ele durante o período em que presidiu a Funai).

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05