Fernando Melo assume interinamente a presidência da Fundação Nacional do Índio

Fernando Melo presidente interinoO Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14) publicou a exoneração do general Franklimberg de Freitas do cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio. No lugar dele, interinamente, assume Fernando Maurício Duarte Melo. General da reserva, Melo era assessor de projetos especias e substituto de Freitas desde a sua nomeação no cargo, em janeiro.

 

Desde então, vem acompanhando processos importantes, como o da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, regularização de pistas de pouso em Terras Indígenas, reestruturação das Coordenações Técnicas Locais e Núcleos da Funai e desenvolvimento de atividades sustentáveis nas comunidades.

Biografia

Fernando Maurício Duarte Melo é graduado em Ciências Militares, pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas em MBA Executivo e em Política, Estratégia e Administração Militar pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. É mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e pela Escola Superior de guerra do Exército Peruano. Realizou cursos de extensão em Administração de Empresas na Escola de Negócios para Graduados (ESAN) em Lima, Peru. Trabalhou no Exército Brasileiro por 41 anos, onde exerceu, dentre outras, as funções de Comandante, Agente-Diretor e Ordenador de Despesa. Tem larga experiência na área de Defesa, com ênfase em Operações Militares, tendo servido no Gabinete do Ministro/Comandante do Exército como Assessor Parlamentar e na Presidência da República como Assessor de Segurança e componente do Gabinete de Crises na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Durante o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política e Estratégia realizou várias Viagens de Estudos para a Região Amazônica, quando teve a oportunidade de vivenciar e se aprofundar nos problemas daquela região. Em 2010, foi promovido ao posto de General de Brigada, sendo sua última comissão no Exército a de Assessor de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal.


Assessoria de Comunicação/Funai 

Destaques

class=

Um lugar onde se planta e colhe frutos - um pomar. Em língua xavante, Abahi Tebrezê é o nome do projeto abraçado há dois anos pelas mulheres indígenas Xavante, da Terra Indígena (TI) Pimentel Barbosa, MT. Trata-se de uma ação de resgate do conhecimento tradicional, a partir da revitalização do cultivo de batatas nativas. A ideia é, a longo prazo, amenizar - e até reverter - efeitos negativos das mudanças nos hábitos alimentares e a sedentarização causada pela introdução de alimentação industrializada na comunidade.

 

class=

O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) deu ganho de causa ao povo Ashaninka no julgamento de um ato de infração da empresa Tawaya por usar indevidamente o conhecimento tradicional dos indígenas na fabricação...

class=Financiado com recursos do Banco Mundial, o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II distribuiu R$ 1,2 milhão para atividades produtivas em dez aldeias da Baixada Santista nos últimos quatro anos. O...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05