Nota da Funai sobre o assassinato de Maxciel Pereira dos Santos

NOTA DA FUNAI - ARTEA Funai vem a público lamentar o assassinato de Maxciel Pereira dos Santos, colaborador eventual em Tabatinga/AM, na noite de sexta-feira (6), por volta das 18h30.

 

O Presidente da Funai, Marcelo Xavier, se deslocará a Manaus (AM) nesta semana, onde se reunirá com autoridades de segurança pública, solicitando celeridade na apuração dos fatos.

Sobre as comunicações feitas à Funai de possíveis ocorrências de atos violentos na região da Terra Indígena Vale do Javari, todas elas foram repassadas ao Departamento de Polícia Federal para que procedesse às necessárias investigações em virtude dos indícios de crimes.

A morte de Maxciel representa uma grande perda para a Fundação, deixando todos sensibilizados.

Destaques

class=Grupo de Agricultores Indígenas publicou, neste domingo (19), uma carta aberta em que afirma a autonomia e o protagonismo de Povos Indígenas em questões de cidadania, desenvolvimento econômico e geração de renda nas...

class= 

 

 

Permanecem abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para a campanha #MulheresRurais,MulherescomDireitos, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura em parceria com instituições do Estado Brasileiro, do Mercosul e instituições privadas. O tema da campanha é Inovar para mudar: #mulheresrurais e a sua contribuição para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar.

 

A ideia é dar visibilidade e premiar ações empreendidas por mulheres para enfrentar e reduzir a pobreza rural e garantir a segurança alimentar e nutricional. A campanha também pensou nas mulheres indígenas e suas atuações, desenvolvendo, inclusive, o selo #MulheresIndígenas,MulheresVisíveis. A Funai é parceira da campanha e atua ativamente na campanha a fim de garantir que as especificidades das mulheres indígenas sejam respeitadas.

 

A ação vencedora será premiada com uma cesta de produtos Moeda equivalente a R$ 20.000,00 contando com : Estudo de viabilidade econômica e financeira do produto, assessoria em marketing (desenvolvimento de fotos e vídeo do empreendimento, consultoria em redes sociais e desenvolviment ou ou revisão de marca e rótulo) e participação com destaque no Marketplace Moeda. Cabe ressaltar que não será entregue prêmio em dinheiro, mas em produtos e serviços.

Link para Inscrição aqui.
Link para o Edital aqui.

 

 

class=Representantes dos povos Xavante e Xerente de Tocantínea-TO foram recebidos na sede da Funai, em Brasília, na última quinta-feira (16), para tratar assuntos relacionados a projetos de etnodesenvolvimento e gestão territorial. Srêwē Xerente e Tseredzaró Xavante apresentaram ao presidente substituto, Alcir Amaral, e ao Assessor de Estudos e Pesquisas, Cláudio Badaró, importantes dados a respeito das ações desenvolvidas pelos indígenas, algumas com parceria da Funai, como as brigadas indígenas contra incêndios florestais.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05