Área de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai conta com novo coordenador-geral

Ricardo Lopes Dias

 

Ricardo Lopes Dias é o novo coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai (CGIIRC). Formado em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dias possui no currículo uma experiência de dez anos – entre 1997 e 2007 - de atuação com povos indígenas no Vale do Javari, Amazonas.

 

O antropólogo é também bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) com pós-graduação em Antropologia Intercultural pela UniEvangélica, Anápolis (GO). Além disso, possui doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

São considerados "isolados" os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios. Compete à Funai, por meio da Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados (CGIIRC) e das Frentes de Proteção Etnoambiental, garantir aos povos isolados o pleno exercício de sua liberdade e das suas atividades tradicionais sem a necessária obrigatoriedade de contatá-los.

 

 

Assessoria de Comunicação Social/Funai

Destaques

class=(Sorriso-MT, 18/09/2020) O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (18) 1.665 Títulos de Domínio (TD) para famílias de agricultores assentados de Mato Grosso. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair...

class=Em parceria com o Museu do Índio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida crianças e adolescentes indígenas, entre 3 a 15 anos, a mostrar o seu talento e criatividade para participar da montagem da...

class=O canal do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no Youtube realiza no próximo sábado (19), às 16h, a live 'O Céu Tikuna em Movimento'. A Live apresenta as interpretações do céu pela etnia Tikuna, trazendo um olhar diferente da astronomia ocidental.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05