Formação técnica de indígenas em enfermagem beneficia comunidade

Capa e textoNessa segunda-feira (10), teve início o estágio de 17 alunos do Curso Técnico em Enfermagem Indígena, oferecido pelo Centro de Educação Tecnólogica do Amazonas (CETAM), em Humaitá. O estágio tem a duração de seis meses, sendo quatro meses em hospital e mais dois meses na própria aldeia. Dos estudantes, 16 são da etnia Tenharim e um aluno pertence à etnia Jiahui.

 

O curso surgiu da necessidade de formação de técnicos para atender às demandas de saúde da comunidade. Iniciou-se no final do ano de 2017 e teve duração de dois anos, com aulas dentro da Terra Indígena Tenharim Marmelos. Além do CETAM, são parceiros do projeto a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas de Humaitá (Semupi), a Associação do Povo Indígena Tenharin (APITEM) e a comunidade da aldeia Marmelos. 

1texto

 

O líder indígena Angélisson Tenharim, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do IEAA-Ufam e um dos principais articuladores para criação do curso, comenta a importância da formação dos técnicos indígenas. "É uma feliz realidade, somos nós mesmos cuidando do nosso povo, das nossas famílias. Isso facilita muito a questão da saúde, pois entendemos melhor o que nossa etnia precisa. Além disso, o curso abre oportunidades de trabalho e geração de renda".

 

 

Assessoria de Comunicação/Funai

Destaques

class=(Sorriso-MT, 18/09/2020) O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (18) 1.665 Títulos de Domínio (TD) para famílias de agricultores assentados de Mato Grosso. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair...

class=Em parceria com o Museu do Índio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida crianças e adolescentes indígenas, entre 3 a 15 anos, a mostrar o seu talento e criatividade para participar da montagem da...

class=O canal do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no Youtube realiza no próximo sábado (19), às 16h, a live 'O Céu Tikuna em Movimento'. A Live apresenta as interpretações do céu pela etnia Tikuna, trazendo um olhar diferente da astronomia ocidental.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05