Funai aciona Força Nacional para evitar aglomerações frente ao novo coronavírus

F.NacionalA Funai solicitou o uso da Força Nacional no interior do prédio da sede da Fundação, em Brasília, nos dias 12 e 13. O acionamento se deu considerando eventos já ocorridos em outros órgãos públicos, bem como em razão das recomendações do governo do Distrito Federal e da Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações como medida preventiva à propagação do novo coronavírus, tendo em vista a possibilidade de cerca de 150 indígenas comparecerem ao prédio da Funai esta semana.

 

A autorização foi dada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Portaria nº 117, de 11 de março 2020. A sede da Funai se encontra num prédio onde funcionam outras instituições, por isso o emprego da Força Nacional para garantir a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio, além de atender ao Decreto n° 40.509, de 11 de março de 2020, do governo do Distrito Federal, que prevê ações de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do vírus.

 

Diversos eventos estão sendo cancelados no Distrito Federal para reduzir o risco de contágio e evitar a disseminação da pandemia. A ameaça do coronavírus é grave para as populações indígenas, e medidas preventivas são necessárias para garantir a integridades dos povos tradicionais.

 

 

Assessoria de Comunicação / Funai

Destaques

class=(Sorriso-MT, 18/09/2020) O Governo Federal entregou nesta sexta-feira (18) 1.665 Títulos de Domínio (TD) para famílias de agricultores assentados de Mato Grosso. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair...

class=Em parceria com o Museu do Índio, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) convida crianças e adolescentes indígenas, entre 3 a 15 anos, a mostrar o seu talento e criatividade para participar da montagem da...

class=O canal do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no Youtube realiza no próximo sábado (19), às 16h, a live 'O Céu Tikuna em Movimento'. A Live apresenta as interpretações do céu pela etnia Tikuna, trazendo um olhar diferente da astronomia ocidental.

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05