Abril Indígena: Povo Potiguara consolida produção de camarão por famílias indígenas no litoral da Paraíba

camarao dCom uma produção anual de aproximadamente 70 toneladas de camarão, o Povo Potiguara fortalece a carcinicultura desenvolvida por cerca de 100 famílias indígenas na Paraíba. Por temporada, a atividade fatura o equivalente a R$ 1,5 milhão para aldeias ribeirinhas de três Terras Indígenas contíguas: Potiguara, Jacaré de São Domingos e Potiguara Monte-Mor, que ocupam juntas uma área de 33,8 mil hectares.

Leia mais...

Da Amazônia a São Paulo, povos indígenas reforçam autonomia por meio do etnoturismo

Pequizal do NaruvôtuAcesso à rica pluralidade de modos de vida e às belezas naturais das regiões mais conservadas do país é um dos benefícios usufruídos pelos turistas que escolhem as terras indígenas como destino de suas viagens. Para além das indescritíveis experiências proporcionadas ao visitante, o etnoturismo carrega consigo o fortalecimento das tradições, a autonomia das comunidades, bem como a proteção do território e do meio ambiente, constituindo-se como atividade de geração de renda cujo lucro em muito ultrapassa o valor monetário.

Leia mais...

Com lançamento de livro de autor indígena "O Sopro da Vida", Funai abre oficialmente a Campanha Abril Indígena

abril o edA Campanha Abril Indígena 2019 foi aberta hoje (17) na sede da Funai com o lançamento da obra de ficção "O Sopro da Vida - Putakaryy Kaykary", do indígena Kamuu Dan Wapichana. Estiveram presentes no evento o ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto Santos Cruz e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Leia mais...

Abril Indígena: produção de café especial do Povo Suruí Paiter pode crescer até 60% em 2019

surui dA produção de café robusta do Povo Suruí Paiter deve chegar a 1.600 sacas na safra deste ano, o que representa um crescimento de 60% em relação à safra de 2018. Com o cultivo baseado na agricultura familiar e sem o uso de agrotóxicos nos cafezais, a saca do café especial é exportada a R$ 700. Este valor é três vezes maior que o preço médio da saca em Rondônia.

Leia mais...

Com apoio da Funai, Povo Cinta Larga incrementa renda com coleta e beneficiamento de castanha

cinta gilbertoA coleta de castanha feita pelos Cinta Larga prova que desenvolvimento sustentável e atividade econômica podem seguir de mãos dadas quando o assunto é extrativismo em território indígena. No estado de Rondônia, surge um exemplo de progresso comunitário por meio de atividades que garantem geração de renda para muitas famílias indígenas. 

Leia mais...

Destaques

class=Com uma produção anual de aproximadamente 70 toneladas de camarão, o Povo Potiguara fortalece a carcinicultura desenvolvida por cerca de 100 famílias indígenas na Paraíba. Por temporada, a atividade fatura o equivalente a...

class=Acesso à rica pluralidade de modos de vida e às belezas naturais das regiões mais conservadas do país é um dos benefícios usufruídos pelos turistas que escolhem as terras indígenas como destino de suas viagens. Para além...

class=A Campanha Abril Indígena 2019 foi aberta hoje (17) na sede da Funai com o lançamento da obra de ficção "O Sopro da Vida - Putakaryy Kaykary", do indígena Kamuu Dan Wapichana. Estiveram presentes no evento o ministro da...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05