No Amazonas, Projeto Ya’õ Ebareg busca fortalecer a língua Munduruku

mundu c edProfessores indígenas, crianças e anciões da Terra Indígena Kwatá Laranjal participaram da 3ª Oficina do Projeto Ya'õ Etabeg de revitalização da língua Munduruku. O principal objetivo da iniciativa é expandir o ensino do idioma nativo para jovens e adultos com atuação de professores indígenas nas aldeias da região dos rios Canumã e Mari-Mari, a cerca de 150 km de Manaus.

Leia mais...

Povo Karajá da Ilha do Bananal dá primeiros passos para manejo participativo de pirarucu

Karaja manejo pirarucu 2Os Karajá das aldeias Fontoura e Santa Isabel do Morro deram o primeiro passo para a implantação do manejo participativo de pirarucus na Ilha do Bananal (TO). Entre os dias 1º e 7 de agosto, foram realizados cursos voltados ao tema, ministrados pela consultora Ellen Amaral, bióloga com mais de 15 anos de experiência na área. A iniciativa solicitada pelos indígenas à Funai, tem sido administrada pela Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO), Coordenação Regional Araguaia Tocantins e Coordenação Técnica Local (CTL) em São Félix do Araguaia, com o apoio da CTL em Gurupi.

Leia mais...

Em apenas 20 dias, presidente da Funai recebe mais de 200 indígenas em Brasília

WhatsApp Image 2019-08-14 at 12.16.38Em apenas 20 dias como presidente da Funai, Marcelo Xavier já recebeu na sede do órgão, em Brasília, mais de 200 indígenas de várias etnias do país. Entre as principais demandas, as lideranças reivindicaram qualidade do atendimento de saúde, educação e transporte das aldeias para as cidades; fortalecimento das Coordenações Regionais (CR) e Técnicas Locais (CTL) da Funai; aumento da fiscalização em Terras Indígenas; e apoio aos projetos de turismo, artesanato e atividades agrícolas, piscicultura e pecuária, que tenham por objetivo gerar renda para as comunidades.

Leia mais...

Indígenas do Sul da Bahia dão as boas-vindas ao Presidente da Funai

PataxoHaHaHaePresidenteFunaiMarceloXavier-Foto MarioVilela-Funai-2Indígenas do Povo Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá vieram dar as boas-vindas ao Presidente da Funai, Marcelo Xavier, na manhã desta terça-feira (13), na Sede da Funai, em Brasília. Com muita dança, como é típico dos povos do Nordeste, os mais de 80 indígenas foram recebidos na entrada do prédio da Fundação por Xavier. "A sua vinda aqui mostra o compromisso que você vai ter com os povos indígenas do Brasil", afirmou o Cacique Zeca Pataxó.

Leia mais...

Encontros de mulheres no Amapá reafirmam protagonismo das indígenas

encontro de mulheres WaiapiO mês de julho foi marcado por dois grandes encontros de mulheres indígenas no Estado do Amapá. No período de 21 a 23, na aldeia Aramirã da Terra Indígena (TI) Waiãpi, em Amapari, foi realizado o Encontro de Mulheres Waiãpi, que reuniu 58 mulheres de todas as regiões da TI - jovens, mães e avós - para discutirem questões diversas de seu cotidiano. Foram abordados temas como cultura, família, relações com o mundo não-indígena e gênero.

Leia mais...

Destaques

class=Professores indígenas, crianças e anciões da Terra Indígena Kwatá Laranjal participaram da 3ª Oficina do Projeto Ya'õ Etabeg de revitalização da língua Munduruku. O principal objetivo da iniciativa é expandir o ensino...

class=Os Karajá das aldeias Fontoura e Santa Isabel do Morro deram o primeiro passo para a implantação do manejo participativo de pirarucus na Ilha do Bananal (TO). Entre os dias 1º e 7 de agosto, foram realizados cursos voltados...

class=Em apenas 20 dias como presidente da Funai, Marcelo Xavier já recebeu na sede do órgão, em Brasília, mais de 200 indígenas de várias etnias do país. Entre as principais demandas, as lideranças reivindicaram qualidade do...

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05