Desafios da Educação Escolar Indígena na Conferência Regional de MG e ES

belo horizonte1A Conferência Regional de Educação Escolar Indígena reuniu no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, representantes de 10 etnias dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, entre os dias 30 de junho e 03 de julho, para discutirem propostas e ações que afetam diretamente a educação escolar indígena da região. "Percebemos que o nosso Estado ainda não avançou em relação a infra-estrutura e o financiamento da educação escolar indígena" ressaltou Andréia Cristina Almeida, educadora indígena Tupinikim e Coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, no estado do Espírito Santo.

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Acordos de Cooperação promovem fortalecimento do Território da Cidadania Indígena do Rio Negro

Ailton Krenak SMALLNa manhã do dia 7 de julho, terça-feira, a Fundação Nacional do Índio firmou dois termos de cooperação técnica para implementação de ações do Programa de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na Bacia do Rio Negro. O documento oficializa a parceria com a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira/AM, com o Instituto Socioambiental (ISA) e com a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), parceiros nas ações desenvolvidas pelo Território da Cidadania Indígena do Rio Negro, estabelecendo um marco no compartilhamento da gestão pública na região.

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Indígenas do ES e MG participam da Conferência Regional de Educação Escolar Indígena

Ailton Krenak SMALLCom objetivo de apontar inovações e respeitar a diversidade dos povos indígenas na educação escolar indígena, iniciou nesta terça-feira (30/06/09),em Belo Horizonte, com ritos tradicionais de diversas etnias e uma proteção feita pelos Guarani, a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena. "Devemos sinalizar os conjuntos de desafios e garantir a especificidade das escolas indígenas", apresentou Armênio Bello Schmidt da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (Mec).

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Estudo contesta criminalização do infanticídio indígena

Fonte: UnB Agência

Quem tem legitimidade para decidir o que é vida, o que é ético, o que é humano? Estas são indagações que Marianna Holanda faz em sua dissertação de mestrado, defendida no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. No estudo, a antropóloga avalia o Projeto de Lei 1.057/07, que trata da criminalização do chamado infanticídio indígena – prática de algumas tribos em relação a neonatos com deficiências que impedem a socialização. O PL está na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, 24 de junho.

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Curso de Férias no Museu do Índio/RJ

Começam hoje (15) as incrições para o tradicional curso de férias do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, "Dimensões das Culturas Indígenas". O tema escolhido para a edição 2009 é "Propriedade Intelectual, Direitos Autorais e Conhecimentos Tradicionais dos Povos Indígenas no Brasil". Entre os palestrantes, pesquisadores, professores e especialistas da Biblioteca Nacional, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, da Universidade de Brasília, do Museu Nacional/UFRJ, do IFCS/UFRJ, do Ministério Público Federal, do Ministério de Relações Exteriores e da USP. Lideranças indígenas e autoridades do governo vão participar da mesa redonda sobre o Estatuto dos Povos Indígenas que vai encerrar a programação.

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Destaques

class=A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR) lança o Manual de Jurisprudência dos Direitos Indígenas. A publicação traz 26 temas de direitos indígenas discutidos a partir de casos concretos, com a compilação das principais decisões de tribunais nacionais e internacionais em cada temática analisada. A obra tem como objetivo subsidiar a atuação de membros do Ministério Público Federal na defesa de direitos dos povos originários, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, além de estudantes e pesquisadores.

class=O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) instituiu grupo de trabalho para discussão de assuntos voltados ao acompanhamento e avaliação da gestão dos recursos, impactos sociais e desempenho das ações da Rede de...

class=Histórias do céu contadas por Zahy e Tatá – ou na versão tupi Ywak Rehe Ma'e Imune'u Haw Zahy-Tatá Wanemimume'e Kwer –, foi recentemente traduzido pelo professor de língua indígena Antônio Gomes Guajajara. A obra foi...

 
 
 

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