Educação Escolar Indígena

 

  • (2) Monitoramento e acompanhamento das políticas de Educação Escolar Indígena

 

À FUNAI cabe acompanhar e monitorar os processos educativos realizados junto aos povos indígenas. 

O que isso quer dizer?

 

No âmbito das políticas públicas, o Monitoramento, pode ser compreendido como um conjunto de atividades que contempla a participação indígena no processo de discussão das propostas, sua execução, acompanhamento e avaliação como condição fundamental na definição e execução das políticas destinadas aos povos. Compreende-se, portanto, a necessidade de que a ação de monitoramento mantenha interface com o Controle Social.

 

Nesta perspectiva, o monitoramento ocorre sobre uma ação formulada e discutida pelos educadores indígenas e comunidades, com assessoria de educadores indigenistas - técnicos da FUNAI. Desta forma, as pessoas que atuam nessa área podem acompanhar a execução da atividade, sendo parte de sua trajetória, e não apenas "fiscalizadores" da ação. A Funai não se configura como a única responsável pela avaliação dos processos educativos, mas os acompanha junto aos indígenas e aos órgãos governamentais e não-governamentais envolvidos com a Educação Escolar Indígena.

 

É importante lembrar que este é um importante processo de aprendizado para todos os envolvidos, que contribui para a autogestão comunitária. Neste sentido, a participação da FUNAI se dá a partir de:

 

a) Apoio às iniciativas de acompanhamento das políticas de educação escolar, e aos diálogos interinstitucionais para elaboração e implementação de propostas em parceria;

b) Incentivo à formação de técnicos, no que diz respeito às políticas de educação, e ao exercício das atribuições relacionadas à garantia dos direitos educacionais dos povos indígenas;

c) Apoio à formação de indígenas voltada à participação nas políticas de educação e ao controle social.

 

O monitoramento e acompanhamento das políticas de Educação Escolar Indígena, por parte da FUNAI e dos sujeitos envolvidos, devem ocorrer em todos os níveis da Educação formal.

 

 
 
 

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