Educação Escolar Indígena

 

  •  (3) Apoio a processos de discussão e implementação de projetos de Educação Profissional

 

A FUNAI apoia os processos de discussão dos indígenas sobre cursos técnicos e sobre as adequações necessárias, em diálogo com povos indígenas para que respondam as demandas específicas das comunidades indígenas. Mediante tais subsídios, articula junto ao MEC e instituições de ensino, a inclusão de novos cursos no catálogo PRONATEC. Somando-se a isso, pode ainda organizar localmente a demanda para os cursos PRONATEC, em articulação com a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

 

Há interessantes experiências em andamento, resultado de parcerias da FUNAI com os Institutos Federais, os quais têm construído com os indígenas o conteúdo dos cursos voltados à solução de suas questões cotidianas, como, por exemplo, referentes à gestão ambiental das terras, à saúde, manejos agroecológicos/agroflorestais ou à produção de alimentos, colocando em diálogo conhecimentos indígenas e não-indígenas. Estas experiências têm se desenvolvido dentro da lógica da Pedagogia da Alternância, a qual respeita o calendário de ritos e festas e de plantio e colheita das comunidades, além de associar processos de ensino aprendizagem que articulam pesquisas, conhecimentos e práticas, buscando construir diálogos com base na interculturalidade.

 

No decorrer do processo da formação, a FUNAI atua no sentido de garantir que o componente de extensão seja valorizado; que o conhecimento produzido pelos estudantes seja experimentado, discutido e aplicado na realidade das aldeias, pois a formação não deve estar desvinculada dos processos societários. É também uma oportunidade para atuação mais integrada das áreas finalísticas da FUNAI (processos educativos, gestão territorial e ambiental, segurança alimentar, educação para saúde e outros).

 

Nesse aspecto vale ressaltar que a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas - PNGATI, da qual a FUNAI é coordenadora, tem entre seus eixos um específico sobre formação, que descreve entre as finalidades a execução de ações educativas de caráter escolar e não escolar.

 

Neste sentido, a participação da FUNAI é de:

 

a) Apoio aos processos de discussão e implantação de projetos de formação profissional, a partir de demandas das comunidades indígenas.

b) Apoio técnico e participação nas discussões de projetos pedagógicos de formação profissional, em parceria com os Institutos Federais de Educação, e das políticas de acesso e permanência para indígenas.

c) Contribuição para a discussão e adequação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e do Catálogo de Cursos PRONATEC, buscando atender às especificidades das propostas pedagógicas dos povos indígenas.

d) Apoio e participação nas etapas de extensão comunitária, visando à integração das atividades de formação aos projetos comunitários e às ações da FUNAI em outros setores.

 

 
 
 

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