Educação Escolar Indígena

 

  • (4) Iniciativas de garantia do acesso e permanência de indígenas no ensino superior

 

Ensino Superior

 

A demanda de estudantes indígenas pelo acesso, e com condições para sua permanência, ao ensino superior é crescente. Ainda no campo da formação profissional diretamente ligada ao interesse comunitário, foi instituído pelo MEC o PROLIND que é um programa de apoio à formação superior de professores indígenas por meio de cursos na área das Licenciaturas Interculturais em instituições de ensino superior públicas federais e estaduais. O objetivo é formar professores para a docência no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental nas escolas indígenas.

 

Para a garantia do acesso e permanência de estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior, a FUNAI também firmou Termos de Cooperação e Convênios com Universidades públicas e privadas, em todo território nacional, desde 1996. Com a criação do Programa Bolsa Permanência do MEC (Portaria nº 389, de 09 de maio de 2013), os estudantes universitários indígenas das Instituições Federais passam a ter acesso à chamada Bolsa Permanência, que lhes garante R$ 900,00 mensais, possibilitando que permaneçam fora de suas aldeias e cidades de origem durante o período letivo. A FUNAI está acompanhando o processo de migração para o novo sistema, cuidando para que os estudantes não fiquem desassistidos.

 

A Funai entende que a política de acesso e permanência no ensino superior deve levar em conta as demandas das comunidades indígenas por quadros profissionais, a fim de fortalecer o projeto de autonomia dos povos e organizações indígenas. Neste sentido, é fundamental que as atividades de pesquisa e extensão estejam também vinculadas às demandas das comunidades, de forma que o conhecimento indígena possa de fato dialogar com o conhecimento acadêmico, pautado em sua própria aplicação empírica, na resolução de questões cotidianas enfrentadas pelos povos e no fortalecimento de seus direitos coletivos.

 

 

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05