Parcerias

 

 

UNIVERSIDADES/INSTITUIÇÕES DE ENSINO
  • Universidade Federal do Pará Viabilizar o Programa de Políticas Afirmativas para os Povos Indígenas e Populações Tradicionais (PAPIT) do ensino superior, objetivando garantir a permanência durante todo o período de integralização do curso de graduação até a conclusão, com sucesso dos seus estudos.
  • Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPViabilizar o Programa Pindorama da PUC/SP, objetivando promover meios que garantam a permanência dos estudantes indígenas em cursos de graduação da PUC/SP até a conclusão de seus estudos.
  • Universidade Católica Dom Bosco - MSConceder Bolsas de Estudos nos cursos de graduação a estudantes indígenas já matriculados na UCDB e residentes em Campo Grande - MS.
  • Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMSEstabelecer cooperação técnica visando a implementação de ações no âmbito de educação, saúde, meio ambiente, cultura e fomento ao etnodesenvolvimento previstos no Programa de Proteção e Promoção dos Povos Indígenas.Estabelecer condições para a cooperação técnico-científica, pedagógica, administrativa e operacional entre a UEMS e a FUNAI, para o fortalecimento e o desenvolvimento do Programa Ação Afirmativa.
  • Universidade Federal de Mato GrossoEstabelecer condições para cooperação técnico-cientifica, pedagógica, administrativa e operacional entre a UFMT e a FUNAI para a implementação e o desenvolvimento do programa de Inclusão Indígena "Guereiros da Caneta".
  • Universidade Anhaguera - UNIDERPConceder Bolsas de Estudo nos cursos de graduação de 4 anos para estudantes indígenas já matriculados na Anhanguera UNIDERP.
  • Centro Universitario da Grande Dourados - UNIGRANViabilizar o Programa de Apoio a Estudantes Indígenas – PAEI da UNIGRAN, objetivando promover meios que garantam a permanência dos estudantes indígenas em cursos de graduação da UNIGRAN até a conclusão de seus estudos.
  • Universidade Estadual de Feira de SantanaViabilizar o Projeto Permanência de Estudantes Indígenas na UEFS, objetivando promover meios que garantam o acesso e a permanência dos estudantes indígenas na UEFS, desde a realização do vestibular até a conclusão de seus estudos.
  • Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMATDesenvolver ações necessárias à implementação do projeto de formação de professores indígenas, especificamente dos cursos de Licenciatura Plena.
  • Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Minas GeraisViabilizar a oferta de 10 vagas anuais a estudantes indígenas Pataxó de Carmésia - MG 

 

 

 

INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
  • Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEBFortalecer, apoiar e implementar políticas de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas em destaque no Decreto 7.747 de 05/06/2012 que sancionou a PNGATI.
  • Conservação Internacional - CIPossibilitar a elaboração de um arcabouço técnico metodológico, científico, a partir das experiências comparativas executadas nestes três cenários diferenciados, criando modelos de atuação do Estado para com as Terras Indígenas do Pará.
  • Associação Indígena Tupiniquim Guarani - AITG Objetiva a composição de contrapartidas e a implementação de atividades em projetos produtivos nas aldeias, no âmbito da Ação Promoção do Etnodesenvolvimento em Terras Indígenas.
  • The Nature Conservancy do BrasilObjetiva o fortalecimento, implementação de políticas públicas ambientais e de etnodesenvolvimento voltadas paras as terras indígenas, que incluirão a implementação dos objetivos do Programa 2065-Proteção e Promoção dos Direitos do Povos Indígenas, do Plano Plurianual PPA 2012/2015. Em especial os objetivos que visam à garantia aos povos indígenas da plena ocupação e gestão de suas terras e implantação e desenvolvimento da política nacional de gestão ambiental e territorial de terras indígenas. Por meio de estratégias integradas e participativas com vistas ao desenvolvimento sustentável e à autonomia dos povos indígenas.

 

 

 

 
 
 

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