II Encontro dos Jovens Indígenas de Oiapoque

20 Jovens indígenas galibi marworno, karipuna, galibi kali'na e palikur se reuniram na Aldeia Ahumã, Terra Indígena Uaçá, em Oiapoque/AP, durante os dias 28 a 30 de junho, para discutir sobre sua condição de jovens indígenas e propor políticas públicas e ações nos temas de saúde, meio ambiente e cultura, geração de emprego e renda, educação, esporte e lazer e organização política.


O II Encontro dos Jovens Indígenas de Oiapoque teve o apoio da FUNAI, através das Coordenações Técnicas Locais de Direitos Sociais de Macapá e Oiapoque, além da parceria com a organização não-governamental Iepé. Contou com a presença do representante indígena do Conselho Nacional de Juventude, Dinamam Tuxá, do Secretário de Juventude do Estado do Amapá, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), do Conselho Tutelar do Município de Oiapoque, da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, do vereador do Município de Oiapoque Elton Aniká, da Secretaria de Saúde Indígena/DSEI Amapá e Norte do Pará.

O evento, que tinha como objetivo fortalecer o movimento de jovens indígenas de Oiapoque, estreitando os laços entre jovens de etnias diferenciadas que se identificam enquanto povos indígenas de Oiapoque, priorizou a troca de experiências. Nesse sentido, foi convidada uma jovem indígena da Articulação de Jovens Indígenas Tapeba – AJIT, Francisca Marciane Menezes, para relatar sua experiência na consolidação e fortalecimento dos jovens indígenas no Nordeste. Foram também convidados dois indígenas do povo Waiana, Kutanan Waiana e Axiwae Waiana, que compunham a delegação da Terra Indígena Parque do Tumucumaque (norte do Pará).

Finalizando o II Encontro, os jovens indígenas elaboraram um documento, denominado "A Carta de Ahumã", em que apresentam suas proposições e seus projetos coletivos de futuro, refletindo sobre o equilíbrio necessário entre a juventude indígena e as lideranças tradicionais. O documento será usado para pressionar as instituições públicas e os governos, em especial nesse momento de construção do PPA 2012-2015, dos Governos Estadual e Federal.

Fonte:IEPÉ

Onde estamos

Coordenador Regional: Paulo Negreiros
Avenida Mãe Luzia, nº 1325, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, Bairro Jesus de Nazaré. Macapá/AP. CEP: 68.908-122
(96) 3227-1511 (96)3241-6266/1533/2268
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Oficina

 
 
 

acesso-informacao

banner 02

logo-ouvidoria

banner 04

banner 05