Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações - PDTIC

 

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- Objetivo

 

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação, com vistas a orientar o atendimento de necessidades tecnológicas e de informação de um órgão, entidade ou organização em determinado período. Deve conter as necessidades de informação e serviços de TI, as metas a serem alcançadas, as ações a serem desenvolvidas, os indicadores de monitoramento e os prazos de implementação. Assim, um Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC representa instrumento indispensável para a gestão dos recursos de TIC.

 

Os órgãos de controle de governo, em especial o Tribunal de Contas da União – TCU, há muito vêm enfatizando a necessidade de os órgãos públicos elaborarem um PDTIC que contemple as ações de TIC e as associem às metas de suas áreas de negócio antes de executarem seus gastos relacionados a TIC.

 

- Propósito

 

O PDTIC da Funai tem como finalidade sistematizar o planejamento da gestão da Sede, das 37 Coordenações Regionais - CRs e das 291 Coordenações Técnicas Locais - CTLs, contemplando não apenas o planejamento de TI para o triênio 2017-2019, mas também, de telecomunicações. Por isso, existem ações neste PDTIC que são vinculadas à IN 04/14-SLTI, como as ações exclusivas de TI, como existem outras ações como as de telecomunicações, que não são vinculadas à IN 04/14-SLTI.

 

- Metas

Meta 01 - Dotar a Funai com infraestrutura física e lógica suficiente para atender demandas operacionais na rede corporativa;

 

Meta 02 - Promover a Segurança de Tecnologia da Informação e de Comunicações na Funai;


Meta 03 - Dispor de rede de comunicação com conexão exclusiva implantada entre Sede, Coordenações Regionais e Museu do Índio;

 

Meta 04 - Dispor de link de acesso à internet para a Sede, Coordenações Regionais e Museu do Índio;

 

Meta 05 - Fortalecer quadro de pessoal efetivo de TI na Funai;

 

Meta 06 - Dispor de equipe terceirizada para tarefas executivas dos serviços de TI: Serviço de Desenvolvimento de Sistema; Serviço de Rede e Segurança da Informação; e Serviço de Infraestrutura e Suporte ao Usuário;

 

Meta 07 - Aumentar o nível de satisfação dos usuários com os serviços de TI ofertados;

 

Meta 08 - Adoção de sistemas de gerenciamento e controle de atividades finalísticas da Funai;

 

Meta 09 - Adoção de sistemas de gerenciamentos e controles das atividades meio da Funai;

 

Meta 10 - Dispor de programa contínuo de capacitação de servidores;

 

Meta 11 - Dispor de treinamento ou evento para capacitação do usuário dos serviços de TI;

 

Meta 12 - Dispor de base de dados unificada;

 

Meta 13 - Aplicação de padronização, metodologias e boas práticas de mercado;

 

Meta 14 - Dispor de hardware e software suficiente para auxiliar tarefas diárias operacionais da Funai;

 

Meta 15 - Dispor de equipamentos básicos de informática coberto por garantia contratual e com serviço de assistência técnica; e

 

Meta 16 - Atendimento com efetividade das necessidades de evolução tecnológica da Funai.

 

 
 
 

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